F-Truck: etapa de Cascavel pode definir título do Sul-Americano

quinta-feira, 3 de julho de 2014



A temporada de 2014 da Fórmula Truck chegará à metade em julho com a quinta das dez etapas do Campeonato Brasileiro. A corrida marcada para dia 20 em Cascavel (PR), no Autódromo Zilmar Beux, será também a terceiras das quatro que compõem o calendário do Campeonato Sul-Americano da categoria dos caminhões. As duas competições são lideradas pelo paranaense Leandro Totti, piloto da RM Competições-MAN Latin America.

Nas duas etapas válidas pelos dois campeonatos, Totti marcou 63 dos 64 pontos possíveis. Tanto em Caruaru (PE), em março, quanto em São Paulo (SP), em maio, marcou o ponto extra pela pole-position, os cinco pontos pela liderança no momento da intervenção a um terço de prova e os 25 pontos da vitória. Em Caruaru, obteve também o ponto de bônus pela volta mais rápida da corrida, conquistado em São Paulo por Felipe Giaffone.

A vice-liderança do Campeonato Sul-Americano é do paulista Roberval Andrade, único piloto a ter acompanhado Totti no pódio das duas corridas. Ele levou o Scania da Ticket Car Corinthians Motorsport ao segundo lugar na etapa de Caruaru e foi quinto em São Paulo, chegando aos 33 pontos. Giaffone, que compete com um caminhão MAN pela mesma equipe de Totti, marcou um 11º e um segundo lugar e está em terceiro na tabela, com 29.

São várias as combinações de resultados capazes de assegurar o título a Totti já na etapa em Cascavel. Basicamente, cabendo projeções quanto aos pontos de bonificação atribuídos a cada etapa, poderá arrematar a disputa com uma vitória. Ou com um segundo lugar, desde que Giaffone não vença a prova e Andrade não esteja entre os três primeiros. Apesar da vantagem matemática, o líder da temporada prefere não se lançar às contas e projeções.

Totti, em 2014, consolidou conquistas inéditas na Fórmula Truck. Dentre elas, tornou-se o primeiro piloto da história a vencer as quatro primeiras etapas de um campeonato. Tornou-se, também, o primeiro a conquistar vitórias em um circuito pilotando caminhões de três marcas diferentes – façanha cumprida na etapa de Interlagos, em São Paulo (SP), onde já havia vencido com Ford, em 2005, e Mercedes-Benz, em 2012, ano de seu título.

A Fórmula Truck, que cumpre em 2014 a 19ª temporada do Campeonato Brasileiro, tem o título do Sul-Americano em disputa pela quinta vez. Andrade conquistou o primeiro campeonato, em 2010, pilotando um caminhão Scania. Giaffone, de Volkswagen, foi campeão em 2011. Totti obteve o título de 2012, de Mercedes-Benz, e o pernambucano Beto Monteiro ficou com o título do ano passado, pilotando um caminhão Iveco.

CAMPEONATO SUL-AMERICANO DE FÓRMULA TRUCK
(Classificação entre os pilotos após 2 de 4 etapas)
1º) Leandro Totti (PR/Volkswagen-MAN), RM Competições, 63
2º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car-Corinthians, 36
3º) Felipe Giaffone (SP/Volkswagen-MAN), RM Competições, 29
4º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF-Santos, 28
5º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF-Santos, 24
6º) Paulo Salustiano (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 20
7º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, 18
8º) Adalberto Jardim (SP/Volkswagen-MAN), RM Competições, 16
9º) Danilo Dirani (SP/Scania), Ticket Car-Corinthians Motorsport, 12
9º) Marcello Cesquim (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 12
11º) Fabiano Brito (PR/Volvo), ABF Motorsport, 11
12º) André Marques (SP/Volkswagen-MAN), RM Competições, 9
13º) Valmir Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco, 6
14º) João Maistro (PR/Volvo), Copacol Clay Truck Racing, 5
15º) Raijan Mascarello (MT/Ford), DF Racing Fans, 4
16º) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, 3
16º) Jaidson Zini (PR/Iveco), Dakarmotors, 3
16º) Luiz Lopes (SP/Iveco), Lucar Motorsports, 3

Posts Relacionados