F-Truck: torcida paranaense terá 10 representantes na pista em Curitiba

sexta-feira, 28 de março de 2014



A segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, no dia 13 de abril, apresentará uma situação inédita à torcida do Paraná. Será a primeira vez em 19 temporadas que um grid da categoria terá 10 pilotos paranaenses disputando a vitória numa pista do estado. A corrida será disputada em Pinhais, no Autódromo Internacional de Curitiba, que receberá a Truck pela 19ª vez em sua história para a disputa do GP Crystal.

A representatividade paranaense na categoria ganhou reforço em 2014. As duas estreias verificadas na etapa de abertura da temporada, disputada em Caruaru (PE) no dia 16 de março, foram de pilotos paranaenses. Jaidson Zini, piloto de Cascavel que residente em Arapongas, assumiu a pilotagem do Iveco da Dakarmotors. Marcello Cesquim, de São José dos Pinhais, participa de sua primeira temporada com o Mercedes-Benz da ABF Racing.

A 19ª temporada da Truck marca, também, uma reestreia. Fabiano Brito, que competiu na categoria de 1997 a 2010, retorna à disputa. Piloto da cidade de Maringá, ele compete pela ABF, com um Volvo, marca com maior número de pilotos paranaenses na pista. João Maistro, de Londrina, pilota um Volvo desde a estreia, em 2005. Sua equipe, a Copacol Clay Truck Racing, passa a ter dois caminhões – o outro é o de Diogo Pachenki, de Cascavel.

Outra equipe paranaense que passa a ter dois caminhões em 2014, da marca Scania, é a Muffatão. Pedro Muffato, cascavelense que cumpre sua 15ª temporada na Fórmula Truck, passou a ter Jansen Bueno, de Curitiba, como companheiro de equipe. David Muffato, filho de Pedro, cumpre pela DF Racing Fans sua primeira temporada completa na categoria, depois de duas décadas alternando a pilotagem de monopostos e de carros de turismo.

A liderança da temporada de 2014 está nas mãos de um paranaense. A vitória em Caruaru, onde conquistou a pole-position e liderou todas as voltas do GP Aurélio Batista Félix, pôs Leandro Totti, de Londrina, em vantagem no início da campanha com que busca o segundo título. O time do estado na Truck tem ainda Wellington Cirino, há 14 temporadas pilotando o Mercedes-Benz da ABF-Santos. Ele representa a cidade de Francisco Beltrão.

O automobilismo paranaense conquistou sete dos 18 títulos já decididos no Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. Osvaldo Drugovich Júnior foi, em 1997 e 1998, o primeiro bicampeão da categoria, sempre pilotando caminhões Scania. Cirino é o recordista de títulos, tendo conquistado os campeonatos de 2001, 2003, 2005 e 2008. Totti foi campeão em 2012, época em que competia com um dos caminhões Mercedes-Benz da ABF Racing Team.

Posts Relacionados