F-Truck: Caruaru dará início também ao Sul-Americano de 2014

terça-feira, 14 de janeiro de 2014


A 19ª temporada do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck terá no dia 16 de março a primeira etapa, em Caruaru (PE). A prova pernambucana vai dar início, também, à disputa pelo título de 2014 do Campeonato Sul-Americano da categoria dos caminhões mais velozes do mundo. Das dez etapas que formam o calendário da competição nacional, quatro terão seus resultados computados também para a versão continental do campeonato.

O formato de disputa do Sul-Americano de Fórmula Truck será o mesmo praticado em 2012 e 2013. Além da prova em Caruaru, o campeonato também será composto pela terceira corrida do ano, marcada para 18 de maio em São Paulo (SP); pela quinta, dia 20 de julho em Cascavel (PR); e pela sétima, dia 14 de setembro na Argentina – a corrida acontecerá em Buenos Aires ou em Santiago del Estero, definição aguardada para os próximos dias.

O Sul-Americano de Fórmula Truck terá em 2014 sua quinta edição. Na primeira, em 2010, o título foi conquistado por Roberval Andrade, com o Scania da Ticket Car Corinthians Motorsport. O paulista também comemorou naquele ano seu segundo título brasileiro. A Volkswagen, que levou Felipe Giaffone ao vice-campeonato entre os pilotos, conquistou o título continental na competição entre as seis montadoras que compõem o grid.

A temporada de 2011 teve sete corridas válidas apenas pelo Brasileiro e outras três formando o Sul-Americano. Giaffone obteve os dois títulos e liderou a Volkswagen na conquista dos títulos de marcas nos dois campeonatos. Em 2012, já sob o formato atual de disputa, o paranaense Leandro Totti tornou-se campeão sul-americano com o Mercedes-Benz da ABF Racing Team. Entre as marcas, a Volkswagen comemorou o tricampeonato continental.

A quarta edição do Campeonato Sul-Americano de Fórmula Truck, em 2013, foi a mais acirrada de todas. O título de Beto Monteiro, pernambucano da Scuderia Iveco, foi confirmado pelos critérios de desempate, dada a igualdade na tabela de pontos entre ele e Totti, que já competia com o Volkswagen/MAN da RM Competições/MAN Latin America. Foi o primeiro título da Iveco entre as seis marcas de caminhões que formam o grid da categoria.

CALENDÁRIO DA FÓRMULA TRUCK PARA 2014
16 de março – Autódromo Internacional Ayrton Senna/Caruaru (PE)
13 de abril – Autódromo Internacional de Curitiba/Pinhais (PR)
18 de maio – Autódromo José Carlos Pace/São Paulo (SP)
8 de junho – Autódromo Internacional Ayrton Senna/Goiânia (GO)
20 de julho – Autódromo Zilmar Beux/Cascavel (PR)
17 de agosto – Rio Grande do Sul*
14 de setembro – Argentina**
12 de outubro – Autódromo Internacional Dr. Nelson Barro/Guaporé (RS)
2 de novembro – Autódromo Internacional Ayrton Senna/Londrina (PR)
7 de dezembro – Autódromo Internacional Nelson Piquet/Brasília (DF)
* Autódromo internacional de Tarumã, em Viamão, ou Autódromo Internacional Oswaldinho de Oliveira, em Santa Cruz do Sul
** Autódromo Internacional Juan y Oscar Gálvez, em Buenos Aires, ou Autódromo de Termas do Rio Hondo, em Santiago del Estero

Posts Relacionados