F-Truck: adequação de calendário define Curitiba como sede da segunda etapa

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014


A Fórmula Truck anunciou em 9 de novembro do ano passado os locais e datas das dez corridas que vão compor o Campeonato Brasileiro de 2014. A 19ª temporada da categoria terá início em 16 de março, com a primeira etapa em Caruaru (PE), e será finalizado em 7 de dezembro, com a prova decisiva em Brasília (DF). A tabela anunciada como pré-calendário há dois meses foi submetida a uma única mudança pela direção da categoria.

A proposta original enviada à Confederação Brasileira de Automobilismo previa a nona e penúltima corrida da Fórmula Truck em 2014 para o dia 9 de novembro em Pinhais (PR), no Autódromo Internacional de Curitiba. Contudo, o calendário do Mundial de Fórmula 1, anunciado pela Federação Internacional no dia 4 de dezembro, confirmou para esta mesma data o 43º GP do Brasil, no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo (SP).

Como as categorias do automobilismo não promovem corridas no dia do GP do Brasil, a Fórmula Truck promoveu a antecipação da etapa de novembro em uma semana, o que levou a um remanejamento dos locais para adequar o calendário à disponibilidade dos autódromos. Assim, a prova de 2 de novembro foi transferida para o Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina (PR), para onde estava inicialmente agendada a segunda etapa.

Com a etapa de Londrina remanejada para novembro, Pinhais passa a ser a sede da segunda corrida do ano, confirmada para dia 13 de abril. Todas as demais datas de corridas da Fórmula Truck em 2014 estão definidas. Duas definições serão anunciadas pela direção da categoria nas próximas semanas – as pistas que vão receber a sexta etapa, marcada para 17 de agosto no Rio Grande do Sul, e a sétima, dia 14 de setembro na Argentina.

A presidente da Fórmula Truck, Neusa Navarro, viajará à Argentina na última semana de janeiro para definir a sede da corrida no país. O Autódromo Juan y Oscar Gálvez, em Buenos Aires, é uma opção. A outra é o autódromo de Termas de Rio Hondo, em Santiago del Estero. “Não há preferência por uma ou outra. Vou até lá para ter um panorama geral da estrutura dos dois autódromos e, a partir disso, definir onde vamos correr”, antecipa.

Em 2012 e 2013, a etapa argentina da Fórmula Truck, que valeu pontos tanto pelo Campeonato Brasileiro quanto pelo Sul-Americano, foi disputada no Autódromo Oscar Cabalén, em Alta Gracia, na província de Córdoba. No Rio Grande do Sul, as opções para a sexta etapa são os autódromos de Viamão e de Santa Cruz do Sul. “Estamos avaliando com calma as duas opções e logo também poderemos anunciar essa definição”, diz Neusa.

CALENDÁRIO DA FÓRMULA TRUCK PARA 2014
16 de março – Autódromo Internacional Ayrton Senna/Caruaru (PE)
13 de abril – Autódromo Internacional de Curitiba/Pinhais (PR)
18 de maio – Autódromo José Carlos Pace/São Paulo (SP)
8 de junho – Autódromo Internacional Ayrton Senna/Goiânia (GO)
20 de julho – Autódromo Zilmar Beux/Cascavel (PR)
17 de agosto – Rio Grande do Sul*
14 de setembro – Argentina**
12 de outubro – Autódromo Internacional Dr. Nelson Barro/Guaporé (RS)
2 de novembro – Autódromo Internacional Ayrton Senna/Londrina (PR)
7 de dezembro – Autódromo Internacional Nelson Piquet/Brasília (DF)
* Autódromo internacional de Tarumã, em Viamão, ou Autódromo Internacional Oswaldinho de Oliveira, em Santa Cruz do Sul / ** Autódromo Internacional Juan y Oscar Gálvez, em Buenos Aires, ou Autódromo de Termas do Rio Hondo, em Santiago del Estero

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