F-Truck: vivendo situação inédita, Pachenki aposta em pódio em Pinhais

quarta-feira, 6 de novembro de 2013


O sexto lugar conquistado na oitava etapa, disputada na pista gaúcha de Guaporé no dia 13 de outubro, devolveu a Diogo Pachenki a condição real de figurar entre os dez primeiros colocados no Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. Atualmente em 11º na pontuação, o piloto paranaense da ABF Racing Team trabalha com a perspectiva de voltar ao pódio na nona e penúltima etapa da temporada, neste domingo (10) em Pinhais (PR).

A atuação no Autódromo Internacional de Curitiba será de uma situação inédita para Pachenki desde sua chegada à Fórmula Truck. ?É a primeira vez que vou correr numa pista onde já treinei com caminhão. Pode parecer detalhe, mas faz diferença?, explica. ?O caminhão é diferente de pilotar qualquer outro carro, queimo dois treinos para me adaptar, para só depois trabalhar no acerto. Agora vou começar no mesmo estágio de todo mundo?.

O rendimento do Mercedes-Benz número 80 da ABF Racing Team e o nível de conhecimento que tem do circuito de 3.695 metros são fatores que dão a Pachenki a perspectiva de conquistar seu terceiro pódio na Fórmula Truck ? ele foi terceiro colocado em Londrina (PR) e quarto em Goiânia (GO). ?Eu vou a Curitiba mais confiante do que estava nas outras etapas. É uma etapa em que tenho chance de me dar bem. Um pódio já me deixa satisfeito?, estipula.

Pachenki ostenta um histórico positivo em competições no autódromo da cidade da região metropolitana de Curitiba. Foi onde conquistou, em 2000, seu primeiro título brasileiro, em arrancadas, com um Dragster. No ano seguinte, foi em Pinhais que conquistou sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro de Fórmula Júnior. Em 2003, foi em Curitiba que obteve a primeira de suas 16 vitórias no Campeonato Brasileiro de Stock Car Light.

A abertura da temporada de 2004 marcou no autódromo paranaense o que Pachenki define como sua melhor corrida na categoria de acesso à Stock Car. Largando da última posição, ele venceu e abriu o caminho para conquistar o título daquele ano. Em 2010, a pista de Pinhais foi a sede da última etapa da Copa Chevrolet Montana. Sob chuva, o piloto largou em oitavo, venceu pela terceira vez no ano e confirmou a conquista do título.

A programação da nona etapa no Autódromo Internacional de Curitiba terá início na sexta-feira (8), com as duas primeiras sessões de treinos livres. A corrida de domingo será transmitida ao vivo em HD pela Rede Bandeirantes, a partir das 13h. Após oito das dez etapas que integram o calendário, a tabela do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck aponta a seguinte classificação:

1º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, 126
2º) Régis Boessio (RS/Mercedes-Benz), ABF Desenvolvimento Team, 98
3º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF Santos, 92
4º) Leandro Totti (PR/MAN), RM Competições-MAN Latin America, 90
5º) Felipe Giaffone (SP/MAN), RM Competições-MAN Latin America, 85
6º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF Santos, 82
7º) Paulo Salustiano (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 78
8º) Leandro Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 59
9º) Valmir Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco, 58
10º) Djalma Fogaça (SP/Ford), 72 Sports/Ford Racing Trucks, 51
11º) Diogo Pachenki (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 50
11º) André Marques (SP/MAN), RM Competições-MAN Latin America, 50
13º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, 46
14º) João Marcos Maistro (PR/Volvo), Clay Truck Racing, 35
15º) Alberto Cattucci (SP/Volvo), ABF/Volvo, 30
16º) Rogério Castro (GO/Volvo), ABF/Volvo, 22
17º) Alex Caffi (ITA/Iveco), Dakarmotors, 21
17º) Jansen Bueno (PR/Volvo), DB Motorsport, 21
17º) Débora Rodrigues (SP/MAN), RM Competições-MAN Latin America, 21
20º) Adalberto Jardim (SP/MAN), RM Competições-MAN Latin America, 20
21º) Ronaldo Kastropil (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, 19
22º) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, 15
23º) José Maria Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 13
24º) Edu Piano (SP/Ford), Território Motorsport, 12
25º) Luiz Lopes (SP/Iveco), Lucar Motorsports, 10
26º) Raijan Mascarello (MT/Ford), 72 Sports/Ford Racing Trucks, 4

Posts Relacionados