F-Truck: atual campeão, Totti promete levar decisão do título a Brasília

quarta-feira, 6 de novembro de 2013


A nona e penúltima etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, neste domingo (10) no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR), terá em destaque a atuação dos sete primeiros colocados na classificação, que sustentam chances matemáticas de conquista do título. O resultado da corrida poderá restringir o grupo dos que vão disputar a etapa final, dia 8 de dezembro em Brasília (DF), ainda em busca da taça reservada ao campeão.

Seis pilotos conquistaram vitórias nas oito corridas já disputadas e todos eles integram a lista dos que consideram combinações de resultados visando o título. O único candidato que não esteve no degrau mais alto do pódio em 2013 é justamente o atual campeão brasileiro da categoria, Leandro Totti. Cumprindo sua primeira temporada como piloto do Volkswagen número 73 da MAN Latin America/RM Competições, o paranaense está em quarto na pontuação.

Com 90 pontos na tabela, Totti não esconde a motivação para a corrida de domingo em Pinhais. ?O momento é ótimo, estou contente por estar na briga pelo título em meu primeiro ano na equipe. Meu caminhão tem um rendimento ótimo, sei que tenho chance de me recuperar e buscar esse título. Nossa briga, mesmo, vai ser com o Beto?, diz, citando o pernambucano Beto Monteiro, da Scuderia Iveco, que lidera a competição com 126 pontos.

Até a oitava etapa, disputada no mês passado em Guaporé (RS), Totti tinha a vice-liderança do campeonato, 14 pontos atrás de Monteiro. ?Eu tive um problema com uma mangueira e fiquei fora da corrida, aí no campeonato ficou um pouquinho mais complicado, mas o bom é que esse é um problema fácil de resolver, e que já está resolvido. Não é nada no projeto, falta de desempenho de motor, nada disso. Bem pelo contrário, o caminhão é ótimo?, frisa.

Vencedor de dez corridas na Fórmula Truck, o campeão de 2012 ainda busca seu primeiro triunfo pilotando um Volkswagen-MAN. ?A vitória já passou raspando em algumas corridas, como em Caruaru e Cascavel. Vamos tentar de novo, claro. Mas a meta para esta corrida é terminar à frente do Beto. A equipe toda fez um trabalho minucioso no caminhão para a gente ter a condição de diminuir a vantagem dele e levar a decisão para Brasília?, acrescenta.

Totti foi o vencedor da etapa em Pinhais no ano passado, corrida para a qual largou dos boxes, depois de todos os demais pilotos. ?Foi opção minha e da minha equipe anterior. Eu tinha conseguido uma posição no meio do grid e sabia que havia um risco grande de uma confusão na largada me deixar fora. O caminhão estava forte e preferi largar do box pensando em terminar entre os cinco. Estava tão bom que ganhei e fui campeão?, recorda o piloto.

A programação da nona etapa no Autódromo Internacional de Curitiba terá início na sexta-feira (8), com as duas primeiras sessões de treinos livres. A corrida de domingo será transmitida ao vivo em HD pela Rede Bandeirantes, a partir das 13h. Após oito das dez etapas que integram o calendário, a tabela do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck aponta a seguinte classificação:

1º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, 126
2º) Régis Boessio (RS/Mercedes-Benz), ABF Desenvolvimento Team, 98
3º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF Santos, 92
4º) Leandro Totti (PR/MAN), RM Competições-MAN Latin America, 90
5º) Felipe Giaffone (SP/MAN), RM Competições-MAN Latin America, 85
6º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF Santos, 82
7º) Paulo Salustiano (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 78
8º) Leandro Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 59
9º) Valmir Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco, 58
10º) Djalma Fogaça (SP/Ford), 72 Sports/Ford Racing Trucks, 51
11º) Diogo Pachenki (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 50
11º) André Marques (SP/MAN), RM Competições-MAN Latin America, 50
13º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, 46
14º) João Marcos Maistro (PR/Volvo), Clay Truck Racing, 35
15º) Alberto Cattucci (SP/Volvo), ABF/Volvo, 30
16º) Rogério Castro (GO/Volvo), ABF/Volvo, 22
17º) Alex Caffi (ITA/Iveco), Dakarmotors, 21
17º) Jansen Bueno (PR/Volvo), DB Motorsport, 21
17º) Débora Rodrigues (SP/MAN), RM Competições-MAN Latin America, 21
20º) Adalberto Jardim (SP/MAN), RM Competições-MAN Latin America, 20
21º) Ronaldo Kastropil (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, 19
22º) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, 15
23º) José Maria Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 13
24º) Edu Piano (SP/Ford), Território Motorsport, 12
25º) Luiz Lopes (SP/Iveco), Lucar Motorsports, 10
26º) Raijan Mascarello (MT/Ford), 72 Sports/Ford Racing Trucks, 4

Posts Relacionados