Stock Car: Um dia antes de seu acidente, Castroneves pediu a retirada do muro que o vitimou

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Na própria quinta-feira, 8, horas depois de chegar ao Brasil, Helio Castroneves já estava percorrendo, com carro de passeio, o circuito de Ribeirão Preto da Stock Car,onde correria no domingo, 11, como piloto convidado a convite da Shell Racing e A. Mattheis Motorsport. De pronto ele apontou o muro, o mesmo no qual se acidentaria no dia seguinte, como um ponto perigoso. "Tem de tirar isso daí", disse ele. Sobre o assunto, conversou com autoridades da prova e solicitou a retirada do muro.

No treino extra destinado ao piloto convidado na sexta, ocasião em que o muro ainda estava lá, Castroneves ficou sem freio a 180 km/h em plena reta. Reduziu para 120 km/h derrubando marchas. Foi nesse momento que o piloto do Team Penske, para diminui rmais ainda a velocidade, virou o volante para a esquerda para bater no muro paralelo à pista. A medida resultou na perda de 19 km/h de velocidade, batendo na barreira de proteção a 101 km/h.

O choque ocasionou cortes na canela (levou três pontos no Hospital São Francisco, para onde foi transportado e passou por exames), lesões musculares na altura do tórax e o veto do Dr. Dino Altmann à sua participação. Segundo o diretor-médico da categoria, os exames comprovaram que o piloto estava clinicamente perfeito, mas não fisicamente pela violência da batida. Já nos treinos de sábado abarreira havia sido retirada, como havia solicitado Castroneves, de modo que as diversas saídas de pista semelhantes que ocorreram a seguir não tiveram maiores consequências.

Helio Castroneves retornou ontem (segunda, 12) aos Estados Unidos, após gravar o programa LucianaBy Night, na Rede TV. Antes, esteve com os médicos do Hospital 9 de Julho, que reafirmaram suas plenas condições de participar normalmente das próximas atividades(treinos e corridas) da IndyCar. Bastará um leve repouso até sexta, quando retirará os pontos na rede hospitalar da HCA, em Miami.


Castroneves estará de voltaàs pistas no dia 21, quando participará no IndyCar Open Test em Sonoma. Já na sexta, 23, iniciará os treinos na própria pista, local da 15ª etapa do IZODIndyCar Series no domingo, 25 de agosto. Ele lidera o campeonato com 31 pontosde vantagem sobre Scott Dixon e, depois de Sonoma, faltarão ainda quatro provas(Baltimore, rodada dupla de Houston e Fontana).

Posts Relacionados