GT: Porsche de Marçal Melo e Alex Fabiano volta a vencer no Sudamericano de GT em final dramático

segunda-feira, 19 de agosto de 2013


Após vencer a corrida de abertura da temporada, realizada no Anhembi no início do ano, a equipe Mundo Motorsport entrou em um jejum de vitórias que durou nada menos que seis corridas.

Competindo pela categoria GT Premium, o Porsche 997 GT3 de Marçal Melo e Alex Fabiano teve muitas quebras e problemas de acerto já na segunda prova do Anhembi e depois em Curitiba e Tarumã, as rodadas duplas seguintes no calendário do campeonato.

Para a etapa paulista da competição os pilotos, que também são donos da equipe, precisavam mudar esse cenário se quisessem manter-se vivos na luta pelo título. Os carros (além do Porsche, um Lamborghini LP560 também compete pela equipe) saíram de Tarumã (RS) e vieram diretamente para as instalações da nova equipe contratada para cuidar dos bólidos, a Racequip Motorsports, que atua também no Campeonato Brasileiro de Turismo.

Com menos de três semanas para revisar e preparar o equipamento, a equipe capitaneada por Carlos Castrale trabalhou intensamente para deixar os carros competitivos, e já nos treinos de sexta-feira (16), o Lamborghini ocupava lugar entre os três primeiros.

No sábado houve revezes, já que um problema no motor tirou a possibilidade da dupla Daniel Daroz e Alceu Feldmann (que estreava na equipe) correr no final de semana. O Porsche, com um problema na alavanca de câmbio, não foi à pista para a primeira classificação e posicionou-se em 11º no grid da segunda prova.

Veio então a primeira prova, realizada ainda na tarde de sábado. Com os problemas resolvidos Melo largou do 13º (e último) lugar em busca de recuperação. Na 10ª volta chegou à sexta colocação e daí seguiu-se uma intensa batalha contra o principal adversário na categoria, o Lamborghini LP520 de Pierre Ventura e Cristiano de Almeida, vencedores das cinco provas anteriores.

Mesmo após a troca de pilotos a batalha seguiu com Alex Fabiano ao volante do Porsche de número 33, mas a dupla do Lamborghini levou a melhor, com Fabiano terminando em 7º lugar na geral, segundo na categoria. “Não vencemos esta prova, mas pelo menos fomos competitivos, algo que não acontecia há tempos. Em algumas corridas a Lambo era 2 a 3 segundos mais rápida, e agora a briga foi de igual para igual” disse Alex Fabiano após a primeira prova.

A prova de domingo foi ainda mais emocionante, e com um final dramático. Partindo do 11º lugar, Alex Fabiano tinha que buscar o adversário que largava em 5º. Em uma largada excepcional, já na primeira volta o piloto ocupava a 6ª colocação, mas o ritmo do Porsche era inferior e a diferença aumentou bastante. Um safety car agrupou o pelotão pouco antes da abertura da janela de troca de pilotos, mas o tempo ganho acabou sendo perdido novamente devido a um problema na parada.

Restou a Marçal Melo tirar a diferença de cerca de 16 segundos que o separava da vitória na categoria GT Premium. E veio o segundo lance de sorte do final de semana, uma leve garoa que deixou a pista escorregadia e valorizou a boa pilotagem de Melo e o acerto do carro 33.

A diferença caiu em poucas voltas e, na volta final, na reta dos boxes, a força do motor Porsche fez a diferença. Melo cruzou a linha de chegada praticamente lado a lado com o Lamborghini, e após conferir a tela de cronometragem e constatar a vitória por 84 milésimos de segundo de vantagem, a equipe pôde comemorar.

“Eu achei que não o alcançaria, a diferença era grande. Mas a sorte virou para meu lado quando veio a garoa” disse o piloto, que contou um fato curioso: “Eu tive a chance e passei. Estava sem rádio, nem vi que era a última volta”

O resultado e a volta da boa performance do Porsche mantém a dupla na briga pelo título da categoria Premium. “Estamos na metade do campeonato, e agora temos uma boa perspectiva para a segunda parte, pois o carro está melhor do que nunca. Vamos atrás dos pontos que nos separam dos líderes” afirmou, confiante, o piloto Alex Fabiano.

Saiba mais sobre o Sudamericano de Gran Turismo em www.portalgt.com.br e sobre a equipe Mundo Motorsport, que tem patrocínio da Plus Energy Drink e Grupo Sifra, em www.facebook.com/mundomotorsport.

Posts Relacionados