Após vencer a corrida de abertura da temporada, realizada no Anhembi no início
do ano, a equipe Mundo Motorsport entrou em um jejum de vitórias que durou nada
menos que seis corridas.
Competindo pela categoria GT Premium, o Porsche
997 GT3 de Marçal Melo e Alex Fabiano teve muitas quebras e problemas de acerto
já na segunda prova do Anhembi e depois em Curitiba e Tarumã, as rodadas duplas
seguintes no calendário do campeonato.
Para a etapa paulista da
competição os pilotos, que também são donos da equipe, precisavam mudar esse
cenário se quisessem manter-se vivos na luta pelo título. Os carros (além do
Porsche, um Lamborghini LP560 também compete pela equipe) saíram de Tarumã (RS)
e vieram diretamente para as instalações da nova equipe contratada para cuidar
dos bólidos, a Racequip Motorsports, que atua também no Campeonato Brasileiro de
Turismo.
Com menos de três semanas para revisar e preparar o equipamento,
a equipe capitaneada por Carlos Castrale trabalhou intensamente para deixar os
carros competitivos, e já nos treinos de sexta-feira (16), o Lamborghini ocupava
lugar entre os três primeiros.
No sábado houve revezes, já que um
problema no motor tirou a possibilidade da dupla Daniel Daroz e Alceu Feldmann
(que estreava na equipe) correr no final de semana. O Porsche, com um problema
na alavanca de câmbio, não foi à pista para a primeira classificação e
posicionou-se em 11º no grid da segunda prova.
Veio então a primeira
prova, realizada ainda na tarde de sábado. Com os problemas resolvidos Melo
largou do 13º (e último) lugar em busca de recuperação. Na 10ª volta chegou à
sexta colocação e daí seguiu-se uma intensa batalha contra o principal
adversário na categoria, o Lamborghini LP520 de Pierre Ventura e Cristiano de
Almeida, vencedores das cinco provas anteriores.
Mesmo após a troca de
pilotos a batalha seguiu com Alex Fabiano ao volante do Porsche de número 33,
mas a dupla do Lamborghini levou a melhor, com Fabiano terminando em 7º lugar na
geral, segundo na categoria. “Não vencemos esta prova, mas pelo menos fomos
competitivos, algo que não acontecia há tempos. Em algumas corridas a Lambo era
2 a 3 segundos mais rápida, e agora a briga foi de igual para igual” disse
Alex Fabiano após a primeira prova.
A prova de domingo foi ainda mais
emocionante, e com um final dramático. Partindo do 11º lugar, Alex Fabiano tinha
que buscar o adversário que largava em 5º. Em uma largada excepcional, já na
primeira volta o piloto ocupava a 6ª colocação, mas o ritmo do Porsche era
inferior e a diferença aumentou bastante. Um safety car agrupou o pelotão pouco
antes da abertura da janela de troca de pilotos, mas o tempo ganho acabou sendo
perdido novamente devido a um problema na parada.
Restou a Marçal Melo
tirar a diferença de cerca de 16 segundos que o separava da vitória na categoria
GT Premium. E veio o segundo lance de sorte do final de semana, uma leve garoa
que deixou a pista escorregadia e valorizou a boa pilotagem de Melo e o acerto
do carro 33.
A diferença caiu em poucas voltas e, na volta final, na reta
dos boxes, a força do motor Porsche fez a diferença. Melo cruzou a linha de
chegada praticamente lado a lado com o Lamborghini, e após conferir a tela de
cronometragem e constatar a vitória por 84 milésimos de segundo de vantagem, a
equipe pôde comemorar.
“Eu achei que não o alcançaria, a diferença era
grande. Mas a sorte virou para meu lado quando veio a garoa” disse o piloto,
que contou um fato curioso: “Eu tive a chance e passei. Estava sem rádio, nem
vi que era a última volta”
O resultado e a volta da boa performance
do Porsche mantém a dupla na briga pelo título da categoria Premium. “Estamos
na metade do campeonato, e agora temos uma boa perspectiva para a segunda parte,
pois o carro está melhor do que nunca. Vamos atrás dos pontos que nos separam
dos líderes” afirmou, confiante, o piloto Alex Fabiano.
Saiba mais
sobre o Sudamericano de Gran Turismo em www.portalgt.com.br e sobre a equipe Mundo Motorsport, que tem
patrocínio da Plus Energy Drink e Grupo Sifra, em www.facebook.com/mundomotorsport.