Brasileiro de Turismo: pista de rua exige mais treino virtual, diz Morestoni

sexta-feira, 9 de agosto de 2013


A terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Turismo, série de acesso à Stock Car, será disputada neste domingo (11) em Ribeirão Preto (SP), num circuito de rua. O traçado urbano representa novidade para grande parte dos 18 pilotos esperados no grid, caso do catarinense Tito Morestoni. Ex-piloto de velocidade na terra, o representante da Motortech Racing manifesta ansiedade e admite não saber o que esperar do novo desafio.

“Estou bem ansioso, numa pilha e tanto. É a primeira vez que vou andar em um circuito de rua. Na verdade, nunca nem vi uma corrida na rua”, comenta o catarinense. Morestoni é sétimo colocado na classificação do campeonato –foi o 13º na primeira etapa, em Brasília (DF), onde abandonou a corrida a três voltas do fim com problemas mecânicos, e terminou a prova seguinte, na pista de Cascavel (PR), na quinta colocação.

A experiência inédita em circuito de rua faz Morestoni valorizar a tática que anunciou como trunfo semanas antes do campeonato começar – a prática em simuladores de corridas, estimulada inclusive pelo chefe de equipe Adilson Morari. “Eu e o Adilson fazemos corridas todo dia em simuladores, a gente faz disputas em pistas novas, para absorver rapidamente os traçados novos. Ajuda bastante, não tenha dúvida quanto a isso”, depõe o piloto.

A evolução conquistada nas duas primeiras etapas deixou Tito Morestoni satisfeito. “Estou gostando bastante desse carro, senti que amadureci bastante com esse conjunto, chassi, corridas em asfalto, pneus slick, tenho conseguido aprender bem tudo isso”, avalia. “Meu medo em Ribeirão é não conseguir uma volta boa no treino classificatório e ter de largar muito de trás. Imagino que não haja muitas áreas de escape, deve ser difícil ultrapassar”.

Morestoni faz questão de chegar a Ribeirão Preto já na quinta-feira (8), em tempo hábil para uma ou mais voltas a pé pela pista. “É importante para a gente ver de perto como é tudo por lá, ver onde pode ter uma ondulação, esse tipo de coisa. Depois, é tentar assimilar tudo”, comenta o piloto. A atuação da Motortech Competições no Campeonato Brasileiro de Turismo foi viabilizada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através do PróEsporte.

A adaptação dos pilotos ao novo traçado de Ribeirão Preto terá início já na sexta-feira (9), com um treino livre de 30 minutos marcado para as 12h45. No sábado (10) haverá mais duas sessões de treinos livres, cada uma com 40 minutos, a partir das 10h e das 13h40. A tomada de tempos classificatória será aberta às 17h10. A corrida de domingo terá largada às 8h40 – a transmissão na íntegra pela Rede TV! está confirmada para as 13h.

A classificação do Brasileiro de Turismo: 1º) Felipe Fraga, 48 pontos; 2º) Gabriel Casagrande, 40; 3º) Pedro Boesel, 35; 4º) Norberto Gresse Filho, 28; 5º) Raphael Abbate, 27; 6º) Fernando Fortes, 25; 7º) Tito Morestoni, 24; 8º) Luiz Ribeiro, 20; 9º) João Pretto, 18; 10º) Felipe Tozzo, 16; 11º) Mauri Zacarelli e Marco Cozzi, 15; 13º) Guilherme Salas, 13; 14º) Fábio Carreira, 12; 15º) Luiz Sena Júnior, 11; 16º) Guilherme Figueirôa, 10; 17º) Marcelo Hahn, 9.

Posts Relacionados