Mercedes-Benz Grand Challenge: frio e asfalto abrasivo marcam estreia em Tarumã

quinta-feira, 25 de julho de 2013


Em sua terceira temporada, o Mercedes-Benz Grand Challenge tem uma corrida inédita no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão (RS), região da Grande Porto Alegre. A corrida de domingo (28) no circuito gaúcho de 3.016 metros será a terceira das oito etapas que compõem o calendário de 2013 da categoria, em que os pilotos utilizam o modelo C250 Turbo da marca alemã. Os treinos para a prova de Tarumã serão abertos no sábado (27).

Representante do automobilismo do Rio Grande do Sul, Márcio Campos é bicampeão do Grand Challenge. Depois de conquistar os títulos de 2011 e de 2012 formando dupla com seu pai, João Campos, o piloto da Sicredi Racing assume sozinho, em 2013, a pilotagem do carro número 31 – o novo formato, que substitui as rodadas duplas por corridas únicas de 45 minutos, fez com que João assumisse a função de estrategista da equipe gaúcha.

Márcio Campos abriu sua atuação na temporada com vitória em outra etapa inédita – a que fez parte da programação da etapa brasileira da Fórmula Indy, no circuito de rua do Anhembi, em São Paulo (SP). Largando da pole, ele liderou a prova de ponta a ponta. Na segunda etapa, em Pinhais (PR), o piloto da Sicredi Racing enfrentou problemas com os freios e um furo de pneu que o obrigou a um pit stop, deixando-o em nono na bandeirada final.

O bicampeão apresenta-se para a etapa de Tarumã ocupando o terceiro lugar na classificação com 27 pontos, 10 a menos que o líder paulista Neto de Nigris. “O fato de não ter vencido em Curitiba tem pelo menos um aspecto bom, que é não levar o lastro”, lembra, citando o peso extra de 50 quilos aplicado ao carro do piloto vencedor da etapa anterior. “Não levar o lastro em Tarumã vai ajudar bastante, com certeza, mas não é isso que resolve”.

As projeções meteorológicas de frio intenso durante o fim de semana da corrida sugerem atenção quanto à calibragem dos pneus, segundo Campos. “O pneu demora mais para esquentar, com isso a calibragem muda. Mas o maior segredo está na pista, que é bem abrasiva. Ter um acerto que permita poupar os pneus é a chave para a gente tentar se dar bem na corrida. O desgaste dos pneus em Tarumã é muito acentuado”, diz o piloto da Sicredi Racing.

Prevendo que os pilotos transponham à corrida o equilíbrio da tabela de classificação, que tem dois pontos separando o segundo do quinto colocado, Campos adiciona à lista de candidatos à vitória um nome que não integra as primeiras colocações no campeonato – o do também gaúcho Fernando Júnior. “Ele tem um estilo de pilotar que funciona muito em Tarumã, além de conhecer muito a pista. O Fernando vem para essa briga, com certeza”, aposta.

O fato de voltar a correr no Rio Grande do Sul motiva Campos. “Sempre é diferente e um pouco especial, porque aparece bastante gente para torcer, os amigos, os familiares, é um apoio legal de ter em casa”, cita. “Quanto ao carro, eu estou bem tranquilo. Tínhamos uma deficiência de motor na última etapa e ela foi sanada, eu perdia 5 km/h de reta. O problema com os freios também foi resolvido. Então, é esperar a hora de entrar na pista”, finaliza.

O bicampeão do Mercedes-Benz Grand Challenge tem no carro número 31 da Sicredi Racing as cores e logos de Icatu e Mapfre, seguradoras parceiras da Corretora de Seguros Sicredi. Após duas das oito etapas, a classificação do campeonato é a seguinte:

1º) Neto de Nigris (SP), De Nigris-Gramacho, 37
2º) Rubens Tilkian (SP), Dragão Motorsport, 28
3º) Márcio Campos (RS), Sicredi Racing, 27
4º) Amorim Júnior (SP), Fiolux-RSports, 26
4º) Cesare Marrucci (SP), WRacing, 26
6º) Marcos Paioli (SP), Paioli Racing, 17
7º) Arnaldo Diniz Filho (SP), Dragão Motorsport, 15
8º) Peter Gottschalk Júnior (SP), Paioli Racing, 14
9º) Rafael Zapelini (SC), Rodoerre Racing, 13
10º) Betinho Sartório (ES), Della Via, 12
11º) Edson Coelho Júnior (MG), RSports, 10
12º) Linneu Lunardi (SP), SBC Trans, 9
12º) Raphael Teixeira/Beto Santos (GO/SP), RSports, 9
14º) Roberto Santos (SP), Della Via, 8
14º) Peter Michael Gottschalk (SP), Paioli Raing, 8
16º) Beto Rossi (SP), Della Via, 7
17º) Jorge Tamake Júnior (SP), Paioli Racing, 4
18º) Fernando Júnior (RS), WRC, 2

Posts Relacionados