Copa Petrobras e Fórmula 3 nesta sexta em Interlagos

sexta-feira, 19 de julho de 2013



A terceira rodada dupla da Copa Petrobras de Marcas e a quarta da Fórmula 3 Sul-americana acontecem a partir desta sexta-feira no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. O primeiro treino livre da principal categoria continental de monopostos abre o dia a partir das 10h45 com 45 minutos de duração. A liderança é de Felipe Guimarães, vencedor de cinco das seis corridas de 2013. Ele só deixou de ganhar uma em Brasília por a suspensão do carro ter quebrado. O segundo colocado é Raphael Raucci, com 13 pontos a menos: 87 a 100.

A Copa Petrobras ronca seus motores rapidamente no shake down, marcado para se realizar das 14h05 às 14h15. Nesse tipo de trabalho os carros são obrigados a passar pelos boxes em todas as voltas. Na categoria, a primeira colocação está nas mãos de Galid Osman, vencedor das duas corridas em Brasília. Com os resultados, Galid lidera o campeonato com 70 pontos, mas tem no vácuo justamente o atual campeão, Ricardo Maurício, com 69. Leandro Romera vem a seguir com 62 acompanhado por Alceu Feldmann (58). 

Entre as marcas a liderança é da Toyota, com 136 pontos, seguida pela Honda (131), Chevrolet (104), Mitsubishi (44) e Ford (38). Ford e Mitsubishi têm um carro a menos, pois as equipes ainda acertam com novos pilotos.

Como restam cinco rodadas duplas para o término da temporada da Copa Petrobras de Marcas e da Fórmula 3, muita coisa ainda pode acontecer, principalmente entre os carros da Categoria de Turismo, onde o equilíbrio e a disputa são bem maiores. Para se ter uma ideia, até o final do ano estarão em jogo 250 pontos, quantidade mais do que suficiente para praticamente todos os pilotos brigarem pelo importante título.

Na Fórmula 3 Felipe Guimarães tem confirmado sua superioridade e maior experiência com monopostos, pois ele também disputa a Fórmula 3 Inglesa, uma categoria de grande visibilidade em toda a Europa e por onde passou boa parte dos pilotos da Fórmula 1. Na Fórmula 3 Sul-Americana Light - as duas categorias correm juntas, mas com pontuação e pódio separados - a liderança é do argentino Bruno Etman, com 99 pontos seguido pelo brasileiro Artur Fortunato (77) e por Elias Azevedo (46).

No sábado pela manhã acontecem dois treinos da Copa Petrobras, um shake down da F-3 e em seguida, a partir das 12h10, começam os classificatórios, primeiro o dos monopostos e em seguida os carros que representam cinco importantes montadoras: Ford, Chevrolet, Mitsubishi, Honda e Toyota. Às 15h25 será disputada a primeira corrida da Fórmula 3, que terá 30 minutos mais uma volta.

No domingo, às 9h55, os carros da Copa Petrobras fazem a primeira corrida do final de semana e às 12h50 encerram a terceira rodada dupla do ano. Os oito primeiros na prova de abertura têm as posições invertidas no grid da segunda corrida. O vencedor larga em oitava, o segundo em sétimo, o terceiro em sexto, o quarto em quinto, o quinto em quarto, o sexto em terceiro, o sétimo em segundo e o oitavo na pole. 

Na Fórmula 3 acontece a mesma inversão, mas só que entre os seis primeiros. Assim, o sexto larga na pole, o quinto em segundo, o quarto em terceiro, o terceiro em quarto, o segundo em quinto e o vencedor no sexto posto.

A rodada seguinte será dia 25 de agosto em Curitiba, mais uma vez junto com a Fórmula 3.

Campeonato de Marcas

1) Toyota, 136 pontos
2) Honda, 131
3) Chevrolet, 104
4) Mitsubishi, 44
5) Ford, 38

Os dez primeiros no campeonato de pilotos

1) Galid Osman (Toyota Corolla XRS), 70 pontos
2) Ricardo Maurício (Honda Civic), 69
3) Leandro Romera (Chevrolet Cruze), 62
4) Alceu Feldmann (Honda Civic), 58
5) Denis Navarro (Toyota Corolla XRS), 43
6) Allam Khodair (Chevrolet Cruze), 30
7) Ricardo Zonta (Toyota Corolla XRS), 28
8) Felipe Gama (Honda Civic), 27
9) Gustavo Martins (Chevrolet Cruze), 25
10) Thiago Marques * (Toyota Corolla XRS) e Leonardo Nienkotter (Mitsubishi Lancer GT), 22

* Com a mudança de marca (Ford x Toyota) Thiago Marques perdeu os pontos da primeira rodada dupla.

Campeonato de equipes

1) Toyota RZ (Toyota Corolla XRS), 120 pontos
2) J Star (Chevrolet Cruze), 100
3) Full Time (Honda Civic), 85
4) JLM Racing (Honda Civic), 79
5) Toyota Bassani (Toyota Corolla XRS), 51
6) Amir Nasr Racing (Ford Focus), 38
7) Officer ProGP (Mitsubishi Lancer GT), 33
8) Carlos Alves Competições (Chevrolet Cruze), 30
9) Local Frio/Petrópolis Competições (Mitsubishi Lancer GT), 11
10) Cesinha Competições (Ford Focus), 0

Calendário de 2013 da Copa Petrobras de Marcas

7 de abril - Interlagos
21 de abril - Brasília
21 de julho - Interlagos
25 de agosto - Curitiba
29 de setembro - Brasília
27 de outubro - Tarumã
17 de novembro - Cascavel
1º de dezembro - Goiânia (alternativa)

Mais informações no site www.brasileirodemarcas.com.br

Posts Relacionados