Mercedes-Benz Grand Challenge: bicampeão, Márcio Campos será único piloto da equipe Sicredi Racing

quinta-feira, 2 de maio de 2013


A temporada de 2013 do Mercedes-Benz Grand Challenge assumirá um novo formato. Depois de dois anos praticando o sistema de rodadas duplas, a categoria abre seu novo campeonato apresentando uma novidade para pilotos, equipes e torcedores, com uma corrida por etapa, sempre aos domingos e com a duração ampliada de 30 para 50 minutos. O Grand Challenge segue, em 2013, como evento-suporte do Campeonato Brasileiro de Gran Turismo.

As duas competições nacionais vão integrar a programação da Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé no circuito de rua do Anhembi, em São Paulo (SP). No Mercedes-Benz Grand Challenge, a mudança de formato implicou novidade na estratégia da equipe bicampeã Sicredi Racing – que, depois de conquistar os dois títulos já disputados com a dupla de pilotos formada por João e Márcio Campos, pai e filho, terá apenas um piloto inscrito no carro número 31.

A opção da equipe foi pela manutenção de Márcio Campos como piloto. “Não foi uma decisão que tomamos de uma hora para outra. Discutimos muito essa nova situação nos últimos quatro meses, discutimos toda a situação com os nossos patrocinadores, tudo foi considerado minuciosamente”, explica João, que a partir deste ano aplicará a experiência de mais de três décadas no automobilismo exercendo a função de estrategista da equipe.

Pelo formato praticado até 2012, no caso das duplas, cada piloto atuava em uma das corridas do fim de semana, com os pontos das duas provas sendo atribuídos aos dois integrantes – inscrições individuais permitiam a participação de um único piloto nas duas corridas. “Tudo indica que a nossa decisão tenha sido a mais correta. Ao que me consta, não há nenhuma dupla inscrita para o campeonato deste ano”, acrescenta João Campos.

Márcio Campos avalia a nova estratégia da equipe, que tem apoio de Icatu e Mapfre, seguradoras parceiras da Corretora de Seguros Sicredi. “Nosso estilo de pilotar é diferente. Quando a gente corria em dupla, o carro tinha um acerto médio, que atendia um pouco o estilo dele, um pouco o meu estilo. Não era exatamente o acerto ideal para cada um”, lembra. “E eram duas corridas, a gente podia trabalhar um pouco no acerto de um dia para o outro”.

O novo formato das corridas prevê um pit stop obrigatório com duração mínima de dois minutos, que no caso das duplas contemplará também a troca de pilotos. “Se fôssemos continuar em dupla, não haveria tempo para trabalhar essas pequenas mudanças de acerto, porque a troca de pilotos agora será feita durante a corrida. O mais importante de tudo é que nosso entrosamento segue valendo. Meu pai só não estará na pista, mas vai me ‘pilotar’ dos boxes”, diz.

PROGRAMAÇÃO
As atividades de pista do Mercedes-Benz Grand Challenge na etapa do Anhembi terão início na sexta-feira (3), com uma sessão de treinos livres de 45 minutos marcada para as 15h. No sábado (4) haverá mais um treino livre, com 20 minutos de duração, a partir das 10h30. A tomada de tempos definindo o grid será aberta às 11h30. A corrida de domingo, com largada às 8h45, será transmitida ao vivo pela Rede Bandeirantes e pelo SporTV.

Posts Relacionados