KART: Florida Winter Tour é meta de Gabriel Bortoleto ao competir com motores Rotax

terça-feira, 21 de maio de 2013


Desde a terceira etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana o piloto Gabriel Bortoleto passa por nova adaptação a uma categoria no kartismo. Após ser promovido da categoria Mirim e iniciar 2013 treinando e correndo pela categoria Cadete, o piloto passou a disputar provas pela Rotax Mini Max.

Os motores Rotax são utilizados em diversas competições monomarca espalhadas pelo mundo, em diversas classes, com diferentes configurações. Bortoleto ingressou na categoria Rotax Mini Max, destinada a pilotos com idade entre 9 e 13 anos e que utiliza propulsores de 13,6 hp, muito superiores aos 5,5 hp dos motores da categoria Cadete.

O processo de adaptação vem sendo conduzido pela equipe RR Racing Team e o piloto vem evoluindo bastante com os intensivos treinamentos realizados no Kartódromo Granja Viana, único local onde os motores são utilizados no Brasil, já que a é Copa São Paulo que agrega as categorias Rotax no país.

No sábado passado (18) o piloto fez duas corridas pela categoria, a terceira e quarta realizadas por ele com esse equipamento. Pela grande igualdade de performance entre os motores a categoria é muito disputada, e apenas décimos de segundo separam o primeiro do último colocado. A tomada de tempos foi exatamente assim, com apenas 8 décimos separando o pole do 18º e último colocado. Com 5 décimos de desvantagem para o líder, Bortoleto foi 13º.

Na primeira bateria o piloto conseguiu avançar apenas uma posição, terminando em 12º, mas a diferença da melhor passagem do piloto para a melhor volta da prova foi de apenas 3 décimos. Na prova seguinte Bortoleto terminou em 10º, mas novamente a evolução foi observada nos tempos de voltas, com a melhor passagem sendo apenas 2 décimos pior que a melhor volta desta corrida.

“Eu estou gostando muito de andar de Rotax. O kart é bem rápido e os motores são muito parecidos, o que não acontecia na Cadete. Sei que preciso treinar bastante para andar entre os primeiros, mas logo estarei lá” avaliou o piloto.

As categorias que utilizam motores Rotax ainda não fazem parte das competições nacionais de kart, e em função disso Bortoleto não participará do Campeonato Brasileiro da modalidade, que acontecerá em julho. Entretanto, o objetivo do trabalho de adaptação é iniciar no kartismo internacional em 2014, no Florida Winter Tour, competição realizada anualmente entre os meses de janeiro e março nos Estado Unidos.

Posts Relacionados