Lukas Moraes fecha primeira participação na F-Abarth p ontuando em todas as provas

segunda-feira, 29 de abril de 2013


A primeira participação do paulista Lukas Moraes na F-Abarth já pode ser considerada promissora. Único entre os 14 inscritos que não haviam treinado em Vallelunga, palco da primeira etapa, Moraes é também o piloto com a menor quilometragem no grid, tendo realizado apenas 200 voltas na pré-temporada, todas na pista de Adria.

Mesmo com nítida desvantagem em relação aos concorrentes o piloto conseguiu terminar as três corridas entre os 10 primeiros e aproximar-se dos tempos dos ponteiros, o que demonstra o potencial do piloto, que será desenvolvido ao longo do ano.

Como foi o final de semana

Os treinos livres realizados na manhã de sábado serviram como primeiro contato de Lukas com a pista de Vallelunga, mas os tempos mostraram que a equipe estava no caminho certo. O melhor resultado foi no segundo treino, quando o piloto ficou a apenas 0,6 segundos do líder.

As tomadas de tempos aconteceram na tarde de sábado, mas uma forte chuva dificultou a vida de Lukas. “A pista de Vallelunga tem pontos muito difíceis, e como eu não sabia nada sobre as reações do carro em pista molhada, não tive muito o que fazer” lamentou o piloto, que classificou-se em 12º e 9º para as provas 1 e 3 (a prova 2 tem grid formado pelo resultado da primeira prova, com os seis primeiros colocados em posições invertidas).

A primeira prova, realizada no domingo, foi a melhor para Lukas. Largando do 12º posto o piloto ganhou quatro posições e terminou em oitavo, marcou a quarta melhor volta da corrida e só não avançou mais porque perdeu tempo nas disputas por posições no início da prova.

Como o carro saia um pouco de frente, a equipe tentou ajustes para a prova seguinte, mas eles não surtiram o efeito esperado. “Eles tentaram um acerto mas piorou muito, o carro começou a sair muito de traseira”. O acerto ruim não só impediu o avanço do piloto, como o fez cair para a nona posição.

Na prova final, mais uma tentativa frustrada de acertar o carro acabou deixando-o ainda mais difícil de pilotar. Mesmo assim Lukas partiu da nona colocação, chegou a andar em oitavo, mas acabou caindo para 10º, posição onde terminou a bateria.

Mesmo com tantas dificuldades, o piloto enxerga o lado positivo de sua estreia na categoria. “Inicialmente fiquei frustrado porque achei que poderia ter resultados melhores, mas agora que abaixou um pouco a adrenalina vejo que, pela pouca quilometragem que eu tinha, foi uma boa estreia. Foi apenas o primeiro fim de semana da minha vida em um carro, e só havia feito dois dias de treinos. Apesar de tudo aprendi bastante, sei que vou aprender pouco a pouco e com certeza vou melhora bastante nas próximas etapas”.

Com 10 pontos ganhos Lukas Moraes sai de Vallelunga com a oitava colocação na classificação geral entre os 14 pilotos que competiram na primeira etapa. Na tabela de pontos da classe Rookie, que envolve apenas pilotos estreantes, o piloto tem 22 pontos e ocupa a quinta colocação.

A próxima etapa será realizada em Adria, única pista onde Lukas treinou na pré-temporada, no dia 25 de maio.

Posts Relacionados