Fórmula Abarth começa neste final de semana. Lukas Mor aes é o único brasileiro no grid

sábado, 27 de abril de 2013


Uma das principais categorias para pilotos iniciantes, a Fórmula Abarth italiana teve, em 2012, três representantes brasileiros: o carioca Nicolas Costa, campeão da categoria, e os paulistas Antonio Furlan e Bruno Bonifácio.

Em 2013 o único brasileiro confirmado para a etapa de abertura do campeonato, que acontecerá neste final de semana (27 e 28) é o também paulista Lukas Moraes. Com um bom retrospecto no kartismo, onde conquistou títulos e boas colocações em competições regionais e nacionais por diversas categorias, Moraes começa agora a passagem para o automobilismo.

O primeiro contato do piloto com um carro de fórmula aconteceu em outubro do ano passado, em dois dias de treinos livres com um modelo da Fórmula Renault. Entretanto a opção do piloto foi por realizar a temporada na Abarth, categoria que demanda investimentos menores e é mais adequada a pilotos iniciantes na modalidade.

Moraes vai competir pela Facondini Racing, equipe que retorna à categoria depois ficar fora da competição em 2012, dedicando-se a outros campeonatos. Com a equipe Lukas fez o primeiro treino no Tatuus FA-010, modelo utilizado na Fórmula Abarth, e animou a equipe com os resultados obtidos na pista de Adria, que faz parte do calendário 2013. "Lukas nos deixou de boca aberta em sua estréia nos dois dias de testes que realizamos” afirma Maurizio Facondini, proprietário da equipe.

A etapa de abertura da temporada será realizada em Vallelunga, considerada pelos pilotos brasileiros que já estiveram por lá como uma pista bastante seletiva. Com pouco tempo de treino Lukas sabe das dificuldades, já que a maioria dos pilotos fez uma intensa pré-temporada, mas acredita em bons resultados. “Espero me adaptar rápido ao carro e à pista. Serão três treinos livres de 40 minutos cada um antes das sessões classificatórias, e esse é todo o tempo que terei. Mas sei que faremos um bom trabalho” aposta.

A previsão meteorológica é de chuva para todo o dia no sábado e tempo firme no domingo, o que aumenta a dificuldade para todos, mas pode até resultar em alguma vantagem para um kartista experiente como Lukas.

Sobre a expectativa em relação à estreia nos monopostos, o garoto de 17 anos afirmou: “Estou ansioso com as corridas, mas principalmente por ver como é a atmosfera, como as coisas acontecem em um evento de automobilismo, porque é muito diferente do kart.” E complementou: “A previsão é de ter uns 20 caros, e a minha meta é largar pelo menos entre os 10 primeiros para poder fazer uma boa corrida. Para isso preciso me adaptar rápido pois todo mundo já andou na pista menos eu. Mas com certeza até o último treino livre já estarei virando rápido”.

A programação da primeira etapa da Fórmula Abarth, em Vallelunga (Itália), começa com os treinos livres às 03h20, 05h45 e 07h10 de sábado (horários de Brasília) e segue com os treinos classificatórios para a primeira e terceira corridas no mesmo dia, às 11h50 e 12h15. A segunda corrida tem grid formado pelo resultado da primeira, com os seis primeiros colocados em posições invertidas.

No domingo (28), as provas serão realizadas às 04h05, 09h15 e 12h05 e poderão ser acompanhadas ao vivo pelo site do campeonato, no endereço http://www.acisportitalia.it/ABARTH/home/ita

Posts Relacionados