F-Truck: pela primeira vez, Cascavel tem dois pilotos no grid

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

http://grelak.com.br/e-marketing/alta/6ce65b68852b2ec1bb9e9cd6579f2435.jpgA primeira das dez etapas dos campeonatos Brasileiro e Sul-Americano de Fórmula Truck, dia 10 de março no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão (RS), vai marcar alguns fatos inéditos na história categoria. Um deles será a presença no grid de dois pilotos de Cascavel, cidade paranaense onde aconteceu, em 1995, a primeira das quatro corridas experimentais que levaram à homologação da Truck pela Confederação Brasileira de Automobilismo.

David Muffato e Diogo Pachenki serão os dois pilotos cascavelenses no GP Petrobras, no veloz circuito gaúcho. Pachenki acertou com a ABF Racing Team, equipe campeã de 2012 com o também paranaense Leandro Totti, sua participação em toda a temporada. Ele vai pilotar o Mercedes-Benz número 80. Muffato disputará apenas a primeira corrida pilotando o Scania número 20 da Muffatão, substituindo Pedro Muffato, seu pai, titular da equipe.

Pachenki chega à Fórmula Truck credenciado pela experiência de 12 anos no automobilismo. Depois de uma trajetória bem sucedida no kart, obteve dois títulos brasileiros nas séries de acesso à Stock Car. Seu primeiro contato com um caminhão de corridas deu-se em 2012, no autódromo de Cascavel. Na última semana, participou testes que levaram equipes da categoria à pista em Interlagos. O piloto de 29 anos saiu satisfeito da atividade em São Paulo.

A participação em Tarumã será a terceira de David Muffato na Fórmula Truck. Ele participou de duas corridas em 2007, também substituindo o pai. A ausência de Pedro no grid gaúcho decorre de recomendação médica, por conta do tratamento a que se submete desde dezembro. Campeão da Stock Car em 2003, fará um treino de readaptação em Cascavel na segunda-feira (4). Pedro deve retornar às pistas n a segunda etapa, dia 7 de abril em Londrina (PR).

O primeiro piloto de Cascavel na Fórmula Truck foi Sidney Alves, que atuou nas quatro primeiras temporadas, de 1996 a 1999. Seu melhor resultado foi a terceira posição na etapa de Caruaru, em 1999. A partir de 2013, a cidade estende sua presença na competição como sede da Lucar Motorsports, equipe do piloto paulista Luiz Lopes, que vai pilotar um Iveco. Lopes fez seu primeiro treino com o novo caminhão na segunda-feira (25), na pista cascavelense.

Cascavel voltou a figurar no calendário da Fórmula Truck em 2012, após cinco anos sem receber uma corrida da categoria. O retorno foi viabilizado pelo trabalho de revitalização do Autódromo Internacional Zilmar Beux. Em 2013, o circuito cascavelense receberá a categoria no dia 4 de agosto, na sexta etapa, abrindo a segunda metade da competição. A etapa de Cascavel de 2012 teve pole-position do pernambucano Beto Monteiro e vitória de Leandro Totti.

CALENDÁRIO
As dez corridas que vão compor a temporada de 2013 do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck serão as seguintes: 10 de março – Tarumã (RS); 7 de abril – Londrina (PR); 19 de maio – Caruaru (PE); 9 de junho – Goiânia (GO); 7 de julho – Interlagos (SP); 4 de agosto – Cascavel (PR); 8 de setembro – Córdoba (ARG); 13 de outubro – Guaporé (RS); 10 de novembro – Curitiba (PR); 8 de dezembro – Brasília (DF).

Posts Relacionados