Kart: Victor Uchôa viaja para a disputa do Campeonato Brasileiro de Kart

sábado, 7 de julho de 2012

O piloto potiguar Victor Uchôa viaja neste sábado (7), para participar do CampeonatoBrasileiro de Kart. A competição acontecerá entre os 10 e 14 de julho nobalneário da Penha, em Santa Catarina. Uchôa não participou de competições noprimeiro semestre de 2012, pois o calendário dele priorizava as provasinternacionais, mas a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) vetou aparticipação de pilotos com menos de 13 anos nos eventos chancelados pelaentidade. Victor tem apenas 11 anos.


O veto do kartista em provasinternacionais, aliado com a falta de visão sobre a importância do esporte peloempresariado local, faz com que Victor Uchôa tenha dificuldades financeiras,por conta da ausência de patrocinadores. O piloto tem apenas a Faculdade dosGuararapes, de Pernambuco, como patrocinador oficial. Além disso, o CondomínioVitória Régia, o Hotel Sombra e Água Fresca, a CasaNorte Atacado e a Escola Lápis de Cor são apoiadores do kartista.


Apesar das dificuldades, Uchôa pôde sepreparar fisicamente e está inclusive dois quilos mais leve em relação àtemporada 2011, fruto da preparação física coordenada por Vinícius Cardenas. O kartistaainda conseguiu diminuir os efeitos da falta de ritmo através de um simulador,que conta com diversas pistas do planeta, bem como realizou vários treinos como preparador Pedro Freire no kartódromo de Natal.

“Estou acreditando em um bom resultadonessa prova. Sei que não estou no mesmo ritmo dos demais adversários, masacredito na estrutura que foi montada e na minha experiência internacional parasuperar as dificuldades”, destacou o kartista potiguar, que torce por tempo dechuva, durante a prova, já que ele se especializou com essas condiçõesclimáticas. “Com a chuva é mais difícil, mas eu me acostumei a superar osproblemas”.


Outro trunfo do piloto é o preparadorDudu Tchê. Ele é filho de Tchê, lenda do kart nacional, por ter preparado nomescomo Ayrton Senna e Rubens Barrichelo nas primeiras corridas deles noautomobilismo. Dudu irá para a prova em Santa Catarina exclusivamente paraVictor Uchôa.


“Dudu está seguindo os passos do pai.Tchê é um profissional respeitado em todo o Brasil. Acredito muito que essaparceria será duradoura e vai gerar muitos frutos para Victor Uchôa”, comentouo pai e empresário do piloto, Gláucio Uchôa.


Ao todo, já estão inscritos 45adversários para Victor Uchôa, que irá competir nas categorias cadete e supercadete. O número é alto, mas o potiguar se sente preparado para a conquista deuma vitória.


“Minha maior motivação é o circuitomundial WSK Master Series, que tinha 86 inscritos e eu consegui a classificaçãopara a final. Por isso, estou motivado para enfrentar essa concorrência”,destacou o piloto, que também torce pelo sucesso do outro potiguar que estáinscrito para o Campeonato Brasileiro.
Trata-se de Pedro Fonseca, que épaulista radicado em Natal, e atualmente vive nos Estados Unidos, paraaprimorar a técnica.


Victor Uchôa irá correr com o chassi mini de última geração,já que a empresa aposta no piloto e renovou o acordo com o kartista. Uchôa nãoconhece a pista catarinense, mas com toda a estrutura que foi montada, o pilotose vê pronto para as dificuldades.


“Sinto-me pronto, acredito que posso concorrer nas duascategorias”, disse Victor, que terá umaequipe formada somente para ele no Campeonato Brasileiro.

Posts Relacionados