F-Indy: Castroneves sobe para 3º no campeonato da IndyCar após a etapa de Toronto

terça-feira, 10 de julho de 2012

Após concluir o Honda Toronto Indy Grand Prix na 6ª posição, Helio Castroneves pôde comemorar a conquista de mais uma posição no IZOD IndyCar Series. Com dez etapas disputadas e faltando cinco para seutérmino, o piloto do Team Penske manteve suas linha ascendente apartir de uma estratégia de muita economia de combustível para evitar um terceiro pit stop nas voltas finais.

Caracterizada normalmente pelo grande número de bandeiras amarelas, a corridacanadense deste ano teve apenas três. Isso acabou por dificultar o trabalho do brasileiro, uma vez que seu planejamento de corrida contava com um maior número de interrupções para aproveitar osjogos pneus que soube economizar durante o final de semana.

O fato de a primeira amarela ter ocorrido na volta 24, fez com queCastroneves retardasse ao máximo a sua parada e assim o fez na 26ª volta. Antes disso, era o 5º, mas retornou à pista em 15º. Na recuperação, voltou a se posicionar em 5º, posição que acabou perdida no segundo e último pit (volta 54).

A contar pela estratégia até então adotada, caberia ao piloto do Dallara DW12 Chevrolet #3 parar pela terceira vez em torno da 80ª volta. Mas ele soube reconquistar posições (na volta do segundo pitestava em 13º) sem, contudo, se envolver em acidentes ou forçar o equipamento. Essa habilidade foi decisiva na volta 82, quando conseguiu escapar, sem danos, de dois acidentes que aconteceram ao seu redor, quase que simultaneamente.

"Foi um dia bastante positivo porque o 6º lugar foi um resultado obtidode maneira muito consistente e avançamos mais uma posição n ocampeonato", disse Castroneves, que ressaltou o fato de ter optado por uma tocada mais conservadora no final. "Nossa opção por não fazer um terceiro pit foi decisiva para o resultado,mas por outro lado me deixou sem condições de atacar muito, justamente pela necessidade de ter pneus até o fim. Mas acho que valeu demais e estamos na briga",concluiu.

Com os 28 pontos conquistados na corrida canadense, Helio Castronevessoma, agora, 289 pontos, contra 335 do líder Ryan Hunter-Reay(vencedor em Toronto) e 301 de Will Power. Sempre lembrando que cada corrida tem 53 pontos em jogo. A próxima será no dia 22 de julho,no circuito misto do aeroporto de Edmonton, também no Canadá.

Posts Relacionados