Moto 1000 GP: catarinenses disputam a GP Light pela Speed Racing

sábado, 30 de junho de 2012

Uma das características do Moto 1000 GP na temporada de 2012 tem sido a diversidade de regiões representadas. A primeira etapa, realizada no dia 17 de junho no autódromo de Interlagos, teve pilotos de dez estados brasileiros em ação nas três categorias. Os benefícios oferecidos às equipes nas taxas de inscrição, maiores para equipes mais numerosas, fomentaram a formação de numerosos grupos de pilotos em várias partes do Brasil.

Uma destas equipes é de Santa Catarina. Sediada na cidade de São José, a Speed Racing tem seus quatro pilotos disputando a categoria GP Light. Joniran Saling integra a disputa pilotando moto a BMW S1000RR número 121. Lisandro Soares, gaúcho de Novo Hamburgo, está inscrito com a Honda CBR 1000RR número 91. Bicampeão gaúcho da categoria de 600 cilindradas, ele faz sua primeira participação com motos de 1.000cc.

Saling, piloto de São José, estreou na motovelocidade em 2011 e foi campeão gaúcho da categoria Turismo 1000. No Moto 1000 GP, fez a primeira participação na rodada dupla de Santa Cruz do Sul, onde foi vencedor de sua corrida de estreia – abandonou a outra. Na rodada dupla de Curitiba, ele colheu um terceiro e um segundo lugar. Em Interlagos, na abertura do campeonato de 2012, largou em oitavo e terminou a corrida em sexto lugar.

“Foi a primeira vez que corri em Interlagos. Em um grid com quase 50 pilotos, foi um ótimo resultado”, considerou Saling, que ainda lida com as dores no punho, consequência de um acidente sofrido em abril em Guaporé. “Nossa maior dificuldade é mesmo não existir um autódromo em Santa Catarina. Isso dificulta muito a preparação. Para o custo não subir demais, nós só treinamos nos fins de semana de corrida”, expõe o piloto da Speed Racing.

Mesmo sem uma pista para treinos perto da sede da equipe, Saling aposta em uma temporada de resultados positivos. “O Lisandro e eu estamos nisso há pouco tempo, esse é o nosso primeiro ano completo num campeonato nacional, vamos conhecer muitas pistas e aprender bastante. Terminar o ano entre os três primeiros é a meta”, anuncia o piloto, que tem apoio de Jeskap Escapamentos, Speed Style, Look Well, W2 Boots e Brembo.

A Speed Racing conta com outros dois pilotos na categoria GP Light. Douglas Moreira, da cidade de São José, cumpre sua temporada de estreia na motovelocidade pilotando a Kawasaki ZX-10 R número 112, enquanto Edson Luiz, de Jaraguá do Sul, está inscrito com a BMW S1000RR número 111 – ele também estreia na competição. A segunda etapa do Moto 1000 GP terá suas provas no dia 19 de agosto no Autódromo Internacional de Curitiba.

A terceira etapa está confirmada para 23 de setembro, em Santa Cruz do Sul (RS), e a quarta para o dia 21 de outubro em Brasília (DF). Os eventos seguintes terão rodadas duplas para as categorias GP 1000 e GP Light. Quinta e sexta etapas serão disputadas em Cascavel (PR) no dia 11 de novembro. A sétima e a oitava, no dia 2 de dezembro, acontecerão em Jacarepaguá (RJ). A categoria GP 600 terá etapas simples nesses dois últimos eventos.

Posts Relacionados