Marcas: Brasília recebe etapa mais veloz da temporada

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Campeonato baseado em modelos de rua disputa segunda rodada dupla no anel externo da Capital Federal

A Capital Federal também será o centro do automobilismo no Brasil neste fim de semana. O tradicional e veloz circuito de Brasília recebe a segunda rodada dupla da Copa Petrobras de Marcas, o campeonato brasileiro da modalidade, no que promete ser o encontro mais rápido do ano.

Com carros baseados em modelos de rua, os pilotos e equipes encontrarão um traçado montado com a parte externa do circuito, parecendo um circuito oval, com quatro retas, quatro curvas para a direita e 3 mil metros de extensão, onde os pilotos completam a volta em torno de um minuto, atingindo a média de 170 km/h.

"É uma pista onde passamos 80% do tempo com o pé cravado no acelerador. Ao contrário da Stock Car, aqui as corridas são curtas e rápidas, então não precisamos nos preocupar com o consumo dos pneus, que aqui é alto. O negócio é buscar o melhor compromisso no acerto do carro e acelerar", comenta Ricardo Zonta. O ex-piloto de F-1 da equipe oficial da Toyota.

Na parte técnica, uma pequena alteração: os pilotos que estiverem colocados no campeonato entre da 11ª até a 20ª posição em número de pontos, mais os estreantes, poderão dar no máximo 30 voltas, enquanto os os pilotos da 1ª à 10ª posição, 24 voltas. "Qualquer tempo extra na pista é interessante, por isso vamos aproveitar ao máximo possível essa condição de debutante neste ano", continua o paranaense.

Para o parceiro de Zonta na Toyota, Thiago Marques, a etapa em Brasília deve apresentar um equilíbrio acima da média. "A simplicidade da pista e as altas velocidades fazem com que os detalhes contem muito neste fim de semana. Com a competitividade apresentada em Interlagos, fica muito difícil apontar um carro como favorito. Será uma grande disputa", opina.

No domingo, a RedeTV! abre a transmissão às 13h (horário local), mostra o que aconteceu na primeira corrida do fim de semana e, na sequência, às 13h20, mostra ao vivo a largada e a corrida 2 no anel externo do autódromo de Brasília. Confira a programação completa do fim de semana na Capital Federal:

Sábado, 9 de junho
9h15 às 10h55: 1º treino livre
13h20 às 15h: 2º treino livre
16h30: Tomada de tempos

Domingo, 10 de junho
10h25 - largada para a corrida 1 (30 min + 1 volta)
13h20 - largada para a corrida 2 (30 min + 1 volta)

Posts Relacionados