F-Indy: Kanaan ousa na estratégia e ganha 12 posições

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Brasileiro da KV Racing Technology chegou a entrar no grupo de candidatos à vitória antes da interrupção da corrida

Tony Kanaan fez uma corrida cerebral neste domingo (3) em Detroit, durante a sexta etapa da temporada 2012 da Fórmula Indy. O brasileiro, que largou a 18ª posição, usou uma estratégia diferente da do restante do grid, chegou a andar em segundo, e terminou em sexto lugar - um ganho de 12 posições nas 60 voltas da corrida.

No início da prova, Tony era um dos integrantes da "locomotiva" que se formou atrás do quarto colocado, EJ Viso, companheiro de Kanaan na KV Racing Technology. Para não perder tempo, nem gastar pneus e combustível em um ritmo que era por volta entre dois e três segundos mais lento que dos líderes, TK adiantou sua parada e foi aos pits na volta 12.

A segunda parada de Tony aconteceu novamente antes do restante do grupo, na volta 29. E funcionou: depois da primeira parada dos líderes, o brasileiro era o terceiro colocado na 32ª volta. Na 38, pressionava Will Power pela segunda posição, mas optou por fazer sua terceira parada nos pits.

A primeira bandeira amarela veio no giro de número 39, com as batidas de James Hinchcliffe e Takuma Sato - e com ela, a bandeira vermelha que interrompeu a corrida por duas horas para reparos na pavimentação em trechos do circuito.

Por ter parado uma volta antes da bandeira amarela, Tony voltou em sexto e subiu duas posições quando outros pilotos foram aos boxes. Na relargada para o complemento da corrida, Kanaan levou alguns toques dos adversários, perdeu duas posições para pilotos com pneus mais novos, mas mesmo assim cruzou a linha de chegada na sexta colocação, um ganho de 12 posições em relação ao seu posto de largada.

"A equipe traçou uma estratégia brilhante e me colocou no pelotão da frente. Acho que eu estava em uma boa posição para lutar pelo pódio, mas quando a direção de prova autorizou todos os pilotos a colocarem os pneus antes do reinício da corrida, eu fiquei em uma posição ruim, pois já estava em meu último jogo de pneus macios e não tinha nada novo. Então, como esperava, fui ultrapassado por alguns carros com borracha nova na relargada", afirmou.

A próxima etapa da Indy acontece no oval de Fort Worth, no Texas, no próximo domingo (9).

Posts Relacionados