Stock Car: Patrocínio que vai além da exposição

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Como as empresas podem buscar um aumento de suas vendas sem se render a relatórios de mídia mesmo tendo sua marca exposta ao vivo em competições na TV aberta


O patrocínio no esporte de alto rendimento vai muito além da exposição da marca em busca de retorno de mídia. Na Stock Car, com 12 provas transmitidas ao vivo pela TV Globo, garantindo 40 minutos de exposição das várias marcas patrocinadoras durante 12 manhãs de domingo, algumas equipes buscam trabalhar de maneira mais intensa e extensiva o alcance da marca ao público.

É o que acontece com a Officer ProGP, equipe pela qual correm os pilotos Duda Pamplona e Vitor Meira. No último final de semana em Ribeirão Preto, palco da quarta etapa da temporada 2012, a Samsung, empresa que detém ao lado da Officer a cota máster de patrocínio da equipe há sete anos, realizou uma ação pelo terceiro ano consecutivo na cidade do interior de São Paulo.

Com um carro de Stock Car da equipe exposto em uma loja do Magazine Luíza em um shopping da cidade uma semana antes do evento, a Samsung teve como objetivo estimular as vendas de seus produtos e fidelizar os clientes à marca através do aporte de patrocínio esportivo, em uma categoria do automobilismo que alia tecnologia, desempenho e precisão.

"A ideia foi alavancar as vendas, chamar atenção para a marca e atrair clientes para a loja, em um local de grande circulação de pessoas", resumiu Sérgio Vulcano, coordenador de marketing da Samsung para o interior de São Paulo. Ele conta que, apesar da exposição do carro ter durado uma semana, o trabalho foi iniciado sete dias antes.

"Trabalhamos com os vendedores de toda a rede Magazine Luíza em uma promoção que não significou necessariamente redução de preços por um curto período", destacou. "Estimulamos os vendedores a oferecer nossos produtos e estipulamos prêmios, como ingressos de arquibancada para a corrida da Stock Car, ingressos de camarote e até mesmo uma volta como passageiro no carro de Stock Car de dois lugares pelo traçado onde foi realizada a corrida", enumerou.

Os resultados, segundo Vulcano, foram superiores aos dos dois anos anteriores, quando as vendas subiam entre 55 e 65%. "Em toda a rede, o aumento foi entre 70 e 80%, e na loja em que o carro estava exposto, as vendas aumentaram em 83%, quando a nossa expectativa era de pelo menos repetir os números das ações passadas", apontou.

Entre as razões para o sucesso da ação, Sergio destaca o bom trabalho de divulgação da marca por meio de redes sociais, imprensa, publicidade e patrocínio. "Além de um produto excelente, com preços agressivos e estímulos tanto para quem vende como para quem compra", disse.

Duda Pamplona, piloto e chefe da equipe Officer ProGP, destaca que este é um dos trabalhos que o time busca efetivar junto às marcas patrocinadoras, para ir além das cores do carro. "É o patrocínio que não busca somente exposição, mas busca também gerar negócios. Mais do que isso, estimular as vendas não somente porque o consumidor viu nossa marca estampada no carro de corrida", apontou Duda, que esteve na loja interagindo com funcionários da rede e clientes, distribuindo autógrafos e bonés.

"É muito bacana a relação do público que vai ao shopping fazer compras ou passear, e dá de cara com um carro de Stock Car. A gente pode sentir no rosto das pessoas um misto de surpresa e curiosidade. É um público diferente daquele que vai ao autódromo assistir às corridas", observou.

"Com uma divulgação bem trabalhada, um produto de qualidade líder e incentivo aos vendedores, os resultados não poderiam ser melhores", concluiu.

Sobre a Officer Distribuidora:
Há 25 anos atuando no país, a Officer (http://www.officer.com.br) é uma das pioneiras no mercado brasileiro de distribuição de produtos de informática. Com uma trajetória de sucesso que se funde à história nacional da tecnologia, a companhia credita seu sucesso ao relacionamento com as 10 mil revendas ativas que fazem parte de sua carteira, além da preocupação em oferecer, por meio de inovação tecnológica, soluções e ferramentas de negócios que atendam as necessidades dos parceiros. Em 2009, a Officer inaugurou um Centro de Distribuição em Porto Alegre e outro em Curitiba, além de inaugurar sua primeira filial de vendas também na capital gaúcha ampliando as atividades na região sul do País. Atualmente, a distribuidora trabalha com as marcas, Adobe, APC, Apple, CA, Cisco, Corel, Epson, HP, IBM, Intel, Lenovo, Lexmark, LG, Microsoft, Oracle, Philips, Red Hat, Samsung, Sony, Symantec.

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