GP2: Razia vence de forma fabulosa em Barcelona

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Piloto baiano leva bandeira brasileira ao alto do pódio após largar da pole, liderar de ponta-a-ponta e fazer a melhor volta

Luiz Razia fez barba, cabelo e bigode na corrida complementar da GP2 no circuito de Barcelona. Largando da pole, o brasileiro dominou a prova disputada na manhã deste domingo de ponta-a-ponta, com direito a melhor volta e diminuição da desvantagem para Davide Valsecchi na briga pelo campeonato.

A posição de honra do piloto da Arden foi obtida após a oitava colocação na bateria do sábado, uma prova dificultada por problemas na tomada de tempos, quando registrou a 13ª marca. Contudo, na corrida de encerramento da rodada, Razia não deu chances aos rivais e passou o tempo todo controlando o francês Nathanael Berthon, o segundo colocado.

"Estava convencido de que esta corrida não iria fugir das minhas mãos. Tinha ciência de que largaria bem, o que aconteceu, e que temos um bom carro desde ontem. Foi só o caso de administrar os pneus e manter as pessoas atrás", comenta Razia, que fez sua tradicional comemoração pós-corrida, beijando a bandeira do Brasil no capacete e dedicando a conquista a sua mãe.

"Foi uma vitória muito especial, pois é Dia das Mães no Brasil, então foi por uma boa causa. Queria dedicar esta vitória para ela e todas as mães do meu país: elas têm um trabalho difícil, especialmente as dos pilotos", afirma o baiano, que está com 104 pontos no campeonato, contra 129 de Valsecchi após oito corridas disputadas, e mantendo o incrível retrospecto de 10 corridas consecutivas nos pontos.

Contudo, apesar das aparências, não foi uma corrida fácil, de acordo com o competidor de 23 anos. "É difícil pilotar sob pressão, e Berthon estava a 0s6 de mim o tempo todo, o que não é confortável para pilotar na frente. Mas tentei administrar ele atrás de mim, dar espaço suficiente e não o deixar me ultrapassar, então foi uma corrida complicada do ponto de vista dos pilotos, pois você busca administrar os pneus para o fim da corrida e tenta marcar a melhor volta, que rende dois pontos a mais, o que eu fiz. Estou muito orgulhoso da equipe. Fácil? Nunca é", completa.

A próxima rodada dupla acontece nos dias 25 e 26 de maio, no tradicional circuito montado nas ruas de Monte Carlo, em Mônaco. Confira o resultado final da corrida deste domingo e a classificação da GP2 em 2012:

Final
1º.Luiz Razia (BRA/Arden),25 voltas em 40min08s411
2º.Nathaniel Berthon (FRA/Racing Engineering),a 5s256
3º.Davide Valsecchi (ITA/Dams),a 5s897
4º.James Calado (ING/Lotus),a 6s575
5º.Max Chilton (ING/Carlin),a 13s117
6º.Giedo van der Garde (HOL/Caterham),a 14s362

Classificação do campeonato
1º. Davide Valsecchi, 129 pontos
2º. Luiz Razia, 104
3º. James Calado, 69
4º. Giedo van der Garde, 60
5º. Esteban Gutiérrez, 59


O brasileiro Luiz Razia tem o apoio de Caf - Casa de Assistência Filadélfia, Transamérica, Cyber 1 e Coralis.

Posts Relacionados