Sauber anuncia que indiana será primeira chefe de equipe da história

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Monisha Kaltenborn, 40 anos, assumirá chefia quando Peter Sauber se retirar da função. Foto: Getty ImagesUma indiana está destinada a ser a primeira chefe de equipe da história da Fórmula 1. Peter Sauber, 68 anos, deu "certeza" de que sua sucessora em sua equipe será Monisha Kaltenborn, 40, atualmente chefe-executiva (CEO) da própria escuderia.

Sauber, que fundou a equipe que leva seu sobrenome na década de 1970 e compete na Fórmula 1 desde 1993, projetou o futuro em entrevista publicada pelo jornal suíço Der Sonntag. Ele ainda indicou uma data para Kaltenborn assumir o cargo, dizendo que não estará "sentado no muro do pit com 70 anos" - completa essa idade em 13 de outubro de 1943.

Elogiando a sucessora, o dirigente lembrou que ela já trabalha no time "há 13 anos" e previu que, como chefe, "fará o trabalho muito bem". Sauber, na verdade, já deixou a função em 2005, quando a maior parte das ações de sua escuderia foi vendida à BMW. Liderado por Mario Theissen, o time batizado de BMW Sauber competiu até 2009, e no ano seguinte Peter retomou o comando a partir da saída da montadora alemã da F1 em meio à crise econômica internacional.

Segundo o site oficial da categoria, Kaltenborn já é a primeira mulher a ser chefe-executiva de uma equipe. Nascida em Dehradun, na Índia, ela emigrou ainda criança com a família para Viena e por isso tem também a cidadania austríaca. Formada em Direito, Monisha trabalhou para a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industria (Unido) e para o grupo Fritz Kaiser no fim da década de 1990, quando o investidor de Liechtenstein era coproprietário da Sauber.

fonte: terra
Foto: Getty Images

Posts Relacionados