F-Truck: Cascavel inicia reforma do autódromo vislumbrando reinauguração

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Palco dos primeiros momentos da história da Fórmula Truck, ainda nas décadas de 80 e 90, o Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel, vai voltar à cena no automobilismo brasileiro. O prefeito Edgar Bueno confirmou para este sábado (4) um almoço nas dependências do próprio autódromo, com a participação de pilotos, dirigentes e desportistas. É a ocasião que vai marcar o início das obras de reestruturação do complexo esportivo.

O projeto definido pelas equipes técnicas da Prefeitura de Cascavel em 2011 preveem mudanças sensíveis na estrutura do autódromo, inaugurado em 1973. Alargamento da pista, que passará a ter mínimo de 12 metros, demolição dos boxes para edificação de uma nova estrutura paralela à segunda reta do traçado, novo portal de entrada e instalações para atendimento às equipes de competição e de trabalho são os principais pontos do trabalho.

O evento organizado pela Prefeitura Municipal para este sábado será iniciado com uma vistoria do traçado e da infraestrutura atual. O trabalho terá duração aproximadamente de cinco meses. “Vamos entregar o autódromo com todas as melhorias e ampliações até dia 30 de junho”, compromete-se Bueno. “E estamos trabalhando por eventos no autódromo. Todas as datas de outubro e novembro, por exemplo, já estão reservadas”, ele adianta.

Edgar Bueno não esconde a meta de reinaugurar o autódromo com uma etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. A categoria tem indefinida a sede da sexta etapa, marcada para 5 de agosto. “Temos a esperança de poder inaugurar com a Fórmula Truck, que é uma grande categoria, uma das maiores da América. A população de Cascavel tem adoração pela Fórmula Truck, existe uma identificação muito grande, porque foi aqui que ela nasceu”, lembra.

O prefeito cascavelense esteve presente em duas etapas da F-Truck no ano passado – Goiânia, no mês de junho, e Curitiba, em novembro, quando apresentou à presidente da categoria, Neusa Félix, os detalhes do projeto que o Município planeja executar até junho próximo. “Não estamos marcando nada para julho e agosto. Em princípio, o autódromo está à disposição da Neusa e da Fórmula Truck para recebermos a etapa de 5 de agosto”, ele informa.

Neusa Félix admite a possibilidade da categoria voltar à cidade, depois de cinco anos. “Existe um envolvimento emocional muito grande da Fórmula Truck com Cascavel, por todo o histórico que construímos na cidade, todos os eventos tiveram uma resposta muito positiva do público. Seria uma honra, sem dúvida, a Fórmula Truck poder fazer parte de um momento tão importante para a cidade quanto a reinauguração do autódromo”, ela declara.

A presidente da Fórmula Truck não estará em Cascavel neste sábado. “Eu já havia assumido compromissos em São Paulo e no Rio quando recebi o convite do prefeito Edgar, o que é uma pena. Mas vou a Cascavel logo depois do Carnaval, quero visitar as obras no autódromo, e assim que tudo estiver concluído a Fórmula Truck pode, sim, anunciar Cascavel como sede da corrida do dia 5 de agosto”, finalizou a promotora do campeonato.

Foi no Autódromo Internacional de Cascavel que aconteceu, em abril de 1995, a primeira das quatro provas realizadas naquele ano a título de exibição e estruturação do evento, que levaram à homologação da Fórmula Truck pela Confederação Brasileira de Automobilismo – o primeiro campeonato oficial foi disputado em 1996. A categoria teve sua última etapa no circuito em 7 de março de 2007, com vitória do brasiliense Geraldo Piquet.

Posts Relacionados