Victor Uchôa conquista primeiro título internacional em Portugal

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Piloto brasileiro fatura título da Taça Portugal sob um temporal e agora é o Príncipe da Chuva

O kartista potiguar Victor Uchôa firma em definitivo o seu nome no cenário mundial. O piloto, de 10 anos, conquistou, neste domingo (13),o seu primeiro título internacional. O kartista ganhou o troféu da Taça Portugal no kartódromo de Baltar na Região Metropolitana do Porto.

Victor chegou em Portugal com o pensamento de conquistar um pódio. No entanto, ele foi mostrando, desde os primeiros treinos, que poderia ir mais além, já que liderou os treinos classificatórios.

Nas provas, o kartista mostrou regularidade e tranquilidade.Com isso, conseguiu vencer duas corridas e ficou em terceiro em outra prova,ficando com o título da Taça Portugal no somatório dos pontos.

Apesar de ter mantido uma grande regularidade, o título da Taça Portugal foi bastante complicado, sobretudo na última prova. Largando napole position, Victor foi logo ultrapassado pelo português Santinho Mendes epermaneceu na segunda colocação por 11 voltas, conseguindo recuperar a primeira colocação somente na última volta. Santinho Mendes ficou em segundo lugar, otambém português Pedro Rodrigues foi o terceiro e o espanhol José Alonso ficou na quarta colocação.

Victor mostrou bastante emoção com essa vitória e sabe que esse título consolida em definitivo o seu nome no cenário internacional, sobretudoem Portugal. “Já tinha conquistado algumas provas na Europa e ficado em outras boas colocações em provas internacionais. Mas esse foi o primeiro título de um campeonato no exterior. Estou muito emocionado”, declarou o piloto.

Essa é a 15ª corrida de Victor Uchôa na Europa. No entanto,foi a primeira vez que ele teve a companhia da sua mãe, Gabriella Uchôa, apoio este que foi fundamental para o kartista conquistar o primeiro títulointernacional.

“Foi fundamental a presença da minha mãe. Ela merece me verno lugar mais alto do pódio. Dedico esse título a ela”, disse Victor Uchôa, queé patrocinado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Unimed Natal,Faculdade dos Guararapes, Hotel Sombra e Água Fresca, Ster Bom, Livraria Câmara Cascudo e Escola Lápis de Cor

O título da Taça Portugal também significa uma grandeprojeção para o kartista no ano de 2012. Ele definiu que irá correr realmentepela Birel Motorsports no próximo ano, uma vez que foi essa equipe que deu osuporte para o kartista em Portugal. Segundo Paulo Botelho, diretor da RiaKart, distribuidora da Birel em Portugal e Espanha, esse título também eleva ostatus de Victor na equipe.

“Ele vai chegar na equipe, em 2012, com outro status. Comcerteza, irá receber toda a assistência necessária para conquistar outros títulos internacionais. Essa conquista motiva bastante a Birel Motorsportsnesta parceria com o jovem talento do Brasil”, declarou Paulo Botelho.

A conquista em Portugal também faz com que Victor Uchôa passea ser conhecido como o Príncipe da Chuva. Isso porque foi nessas condições climáticas que o kartista conseguiu diversos feitos em sua curta carreira. Elejá havia conquistado títulos como o vice-campeonato Sul-Americano (Codasur) eexcelentes tempos no WSK Master Series, circuito mundial da modalidade.

“Nem todos os pilotos conseguem correr na chuva. Graças a Deus, tenho conseguido manter a regularidade, o que se torna um diferencial quando a pista está molhada”, comentou Victor.

Posts Relacionados