Wheldon testava carro com peça que poderia ter evitado acidente fatal

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Imagem protótipo Dan Wheldon Fórmula Indy (Foto: Reprodução: SporTV)Dan Wheldon passou meses desenvolvendo um novo protótipo para a temporada do ano que vem da Fórmula Indy. Ele apresenta novo dispositivo de segurança. São peças que ficam logo atrás dos pneus traseiros e que foram desenvolvidas para impedir que um carro decole ao subir no pneu de um adversário. Por ironia do destino, foi exatamente assim que o inglês morreu neste domingo, durante a etapa de Las Vegas da categoria. 

O acidente envolveu 15 carros na 12ª volta do GP. O piloto de 33 anos não conseguiu frear a tempo para evitar a batida com um dos carros que estavam à sua frente. Após o choque, seu veículo voou e foi jogado contra o muro de proteção. Wheldon chegou a ser levado de helicóptero para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos causados pela violenta batida. A corrida era a última desta temporada.
- Hoje sendo pai eu entendo bem a posição da minha mãe, das pessoas que convivem comigo. O meu filho tem quatro anos de idade. Então, ontem ele perguntou para mim: "Papai, vi que você ganhou a corrida. Cadê o meu troféu"? Ele viu a batida, lógico, e eu tive que explicar que foi uma batida muito forte e que um amigo do papai morreu - disse Tony Kanaan, que foi companheiro do britânico por cinco anos.

O brasileiro espera que o trabalho desenvolvido por Dan Wheldon não seja em vão e ajude a salvar vidas durante as provas da Indy.

- Eu vou dirigir o carro novo daqui a duas semanas. Se você ver atrás, as rodas são cobertas. Ele tem tipo um para-choque de fibra de carbono que cobre a roda traseira, e o bico da frente é que nem o da Fórmula 1 hoje em dia, vai além da roda dianteira. Isso vai ajudar muito quando um carro atingir o outro. No toque de roda com roda, não vai acontecer de um carro ser lançado para o alto.

Com a morte de Wheldon, os organizadores da Fórmula Indy anunciaram o cancelamento da festa de premiação da categoria, que seria realizada nesta segunda-feira, em Las Vegas.

fonte: globo.com

Posts Relacionados