STOCK CAR: Sobe e desce: definidas equipes que disputarão a Stock principal em 2012

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Rafael Daniel e Alexandre Gramacho na divisão de acesso da Stock Car (Foto: Fernanda Freixosa / Stock Car) Decisiva para os pilotos na disputa pelo título da Stock Car 2011, a etapa de Londrina, no Paraná, também representou um momento de definição entre as equipes. Foi nesta rodada que a divisão de acesso, que utiliza modelos de menor potência e carenagens de pick-ups, apontou os dois times que terão o direito de competir da principal categoria do automobilismo brasileiro no ano que vem. Pelo regulamento, Nascar Motorsport e Gramacho Racing substituirão Amir Nasr e JF Racing, cujo rebaixamento já havia sido definido na etapa anterior, em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul.

 
Tanto a equipe comandada por Aloysio Andrade Filho quanto a de Alexandre Gramacho já estiveram na divisão de elite em outras temporadas. Uma experiência que requer uma reestruturação completa dos times, incluindo contratação de pessoal e um reforço considerável no orçamento.

- Nosso trabalho é fazer o possível para andar na frente, e fico feliz por termos alcançado nosso objetivo, que era terminar o campeonato entre os dois primeiros. Temos bons pilotos, mas agora começa outro desafio, que é compor o orçamento para a temporada 2012, bem maior do que na divisão de acesso – admite Gramacho, que neste ano compete com os pilotos Rafael Daniel e Rodrigo Pimenta, que nunca disputaram uma temporada sequer na Stock Car.

Dois nomes de muito sucesso na categoria perderam suas vagas devido a desempenhos abaixo da média em 2011. A JF Racing, campeã da temporada 2002 com Ingo Hoffmann, somou apenas três pontos em nove corridas, com os pilotos Rodrigo Sperafico e Rodrigo Navarro. Já o time de Amir Nasr selou a queda ao estourar o limite de duas ausências durante a temporada, estabelecido em regulamento.

Stock Car: Antonio Pizzonia em Ribeirão Preto (Foto: Fernanda Freixosa)

O sistema de acesso e rebaixamento foi instituído na categoria em 2007, então com mais de 20 times envolvidos na competição em sua divisão principal. Atualmente a Stock Car é composta por 16 equipes que somam pontos com dois pilotos cada. A pontuação ao fim da nona etapa determina os dois times que devem deixar a categoria e ceder suas vagas aos times que sobem da divisão de acesso.

Veja como está o campeonato de equipes após 10 de 12 corridas disputadas:

1º) RC Competições, 239 pontos
2º) RBR Mattheis, 185
3º) RCM Motorsport, 159
4º) Boettger, 111
5º) AMG Motorsport, 99
6º) A. Mattheis, 97
7º) Full Time, 91
8º) Vogel Motorsport, 74
9º) ProGP, 70
10º) RZ Motorsport, 64
11º) FTS, 56
12º) Hot Car, 38
13º) Scuderia 111, 31
14º) Bassani Racing, 14
15º) JF Racing, 5 (rebaixada)
16º) Amir Nasr, 4 (rebaixada)

Sobem da divisão de acesso:
Nascar Motorsport
Gramacho Racing

fonte: globo.com
foto: Fernanda Freixosa

Posts Relacionados