STOCK CAR:Estreantes usam a tecnologia para conhecer a pista urbana de Salvador

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Stock Car: Denis Navarro concentrado antes da corrida (Foto: Lucas Bassani) Em um esporte que envolve tanta tecnologia, pilotos e equipes fazem o possível para minimizar as desvantagens causadas pela falta de experiência. Para os estreantes que enfrentarão pela primeira vez os desafios do circuito urbano de Salvador, no próximo fim de semana, a solução para não chegar à capital baiana sem conhecer a pista está na Internet. Graças aos simuladores e às imagens captadas por câmeras onboard.

Denis Navarro, por exemplo, recorreu ao novo game lançado recentemente pela categoria para desvendar os segredos do circuito Ayrton Senna, que utiliza algumas ruas e avenidas do Centro Administrativo de Salvador. Por menos de trinta reais, o piloto baixou o jogo na Internet e aproveitou a reprodução da pista para decorar o traçado.

- O simulador é importante para conhecer o traçado, principalmente para quem nunca correu nessa pista. Estou treinando bastante. Pelo menos já sei para onde vira – brinca o competidor da Bassani Racing, que só conhecerá a pista de verdade no sábado, quando a categoria disputará os primeiros treinos livres.

Além dos simuladores, Tuka Rocha adotou outra tática para se familiarizar com a pista de 2.724 metros. O piloto da Vogel Motorsport fez uma pesquisa minuciosa em sites de vídeos, em busca de imagens captadas pelas câmeras onboard nos dois anos em que a categoria competiu em Salvador.

- Quem já andou nesta pista vai levar muita vantagem. Eu só terei um dia para trabalhar, então tenho que torcer para não ter problemas e tentar aprender tudo no sábado mesmo. Por enquanto, só consegui assistir a algumas onboards e pratiquei um pouco no simulador da Stock Car. Mas o jogo é bem diferente do real: dá para aprender para qual lado eu devo virar, mas o refinamento de pilotagem e do set up, só mesmo nos primeiros treinos de sábado – admite o piloto do carro 25, que na etapa do Rio de Janeiro sobreviveu a um incêndio que destruiu completamente sua máquina.

Stock Car: Tuka Rocha (Foto: Miguel Costa Jr./RF1)
Ainda há outro fator que pode dificultar a adaptação dos estreantes ao traçado soteropolitano: a chuva. Caso a previsão do tempo para o final de semana na capital baiana se confirme, os treinos de sábado serão com pista molhada e a prova de domingo acontecerá no seco. Algo que pode atrapalhar consideravelmente os pilotos com menor quilometragem.

- Se a chuva vier, as coisas realmente ficarão mais difíceis, e a prova passará a ser cheia de variáveis. De toda forma, o grande segredo em uma corrida de rua é ir bem na classificação, já que o circuito tem poucos pontos de ultrapassagem – analisa Tuka, que ainda busca seus primeiros pontos na temporada.

O primeiro treino livre em Salvador está marcado para as 8h30 de sábado, com a segunda sessão prevista para o meio-dia. A definição do grid de largada será no mesmo dia, a partir das 15h20.

fonte: globo.com
Foto: Luca Bassan - Miguel Costa Jr./RF1

Posts Relacionados