STOCK CAR: Conheça melhor os dez classificados para a SuperFinal

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Depois de oito provas realizadas, a Stock Car definiu os pilotos que disputarão o título da temporada 2011. No sistema de playoffs da categoria, que foi adotado a partir de 2006, os dez melhores classificados nesta primeira fase são repontuados e passam a competir em busca da taça nas quatro corridas restantes. Funciona assim: cada um recebe 200 pontos e mais a pontuação equivalente à de uma corrida, caso tivesse chegado naquela posição. Como o vencedor de uma prova na Stock marca 25 pontos, o líder do campeonato, Thiago Camilo, agora conta com 225. Já Allam Khodair, por exemplo, terminou a primeira fase em décimo e agora tem 206.


thiago camilo stock car corrida do milhão (Foto: Luis Moura / Agência Estado)
1º - THIAGO CAMILO, 27 anos, 225 pontos
Equipe RCM, carro 21

Depois de vencer na abertura da temporada e de faturar a badalada Corrida do Milhão, Thiago chegou a Salvador não apenas na liderança do campeonato, mas com uma vantagem de pontos que o manteria na ponta da tabela mesmo em caso de abandono. Com mais uma nova vitória, ele se tornou o primeiro piloto a vencer três vezes numa mesma temporada com o chassi adotado pela categoria há dois anos. Vice-campeão da Stock Car em 2009, só ficou uma vez de fora da SuperFinal, no ano passado, quando deixou a Vogel e transferiu-se para seu atual time, a RCM.

Stock Car Max Wilson (Foto: Duda Bairros)
2º - MAX WILSON, 39 anos, 220 pontos
Equipe RC, carro 65

É o atual campeão da Stock Car, título conquistado logo na segunda temporada dele na categoria, após vasta experiência internacional. Comendo pelas beiradas, Max ainda não venceu em 2011, mas foi ao pódio em diversas oportunidades. Uma delas na Corrida do Milhão, no início de agosto, quando largou dos boxes e terminou em terceiro. E outra no último fim de semana, em Salvador, quando chegou a liderar a corrida, mas terminou na segunda posição. Sua equipe, a RC, é uma das mais estruturadas da categoria, que conquistou quatro dos últimos sete campeonatos.

Átila Abreu comemora vitória em Nova Santa Rita (Foto: Fernanda Freixosa / Stock Car)
3º - ÁTILA ABREU, 24 anos, 216 pontos
Equipe AMG, carro 51

Um dos mais jovens do grid, Átila está em sua quarta temporada completa na Stock Car, e classificou-se pela quarta vez consecutiva para a SuperFinal. Liderou o campeonato em 2010 e também neste ano, no período em que venceu duas provas seguidas (Ribeirão Preto e Nova Santa Rita). Sozinho, o sorocabano é o responsável por todos os pontos marcados pela AMG nesta temporada, o que pode dificultar seu trabalho na fase em que é importante ter um companheiro que tire pontos dos adversários.

Stock Car: Cacá Bueno comemora vitória no Rio (Foto: Bruno Terena / Stock Car)
4º - CACÁ BUENO, 35 anos, 214 pontos
Equipe RBR Mattheis, carro 0

Tricampeão da categoria e vice em outras quatro oportunidades, é conhecido por somar pontos de forma inteligente quando não é possível andar entre os primeiros colocados. Maior vencedor em atividade, com 25 primeiros lugares, Cacá já contabiliza duas poles e duas vitórias nesta temporada. O piloto da RBR Mattheis quer faturar seu quarto título, marca que igualaria o número de campeonatos conquistados por Paulão Gomes, segundo maior campeão da Stock Car. Classificado para a SuperFinal em todas as temporadas disputadas neste formato, é o piloto com maior número de corridas entre os finalistas de 2011.

Ricardo Maurício comemora a vitória na Corrida do Milhão. Stock Car (Foto: Duda Bairros / Stock Car)
5º - RICARDO MAURÍCIO, 32 anos, 212 pontos
Equipe RC, carro 90

Campeão da temporada 2008, quando corria pelo time de Andreas Mattheis, Ricardinho também esteve presente em todas as edições da SuperFinal desde a criação deste sistema. A parceria com o chefe da equipe RC, Rosinei Campos, rendeu ao piloto o terceiro lugar na tabela nos dois últimos anos e também uma vitória na Corrida do Milhão, em 2010. Neste ano, ele ainda não venceu, mas marcou uma pole position na segunda prova do ano, em Interlagos. Com nove primeiros lugares, é o terceiro maior vencedor em atividade, atrás apenas de Cacá Bueno e Thiago Camilo.

Stock Car: Popó Bueno concentrado fora da pista (Foto: Carsten Horst/Divulgação)
6º - POPÓ BUENO, 33 anos, 210 pontos
Equipe A.Mattheis, carro 74

Defendendo a equipe A. Mattheis, Popó ganhou em 2010 a oportunidade de guiar por um time mais estruturado, depois de alguns anos correndo em equipes de menor orçamento. O reflexo disso foi a classificação do carioca para a SuperFinal nestes dois anos. Constante, o irmão mais novo de Cacá Bueno pontuou em sete das oito primeiras corridas de 2011, incluindo um segundo lugar na etapa do Rio de Janeiro. Ainda em busca de sua primeira vitória na categoria, pode surpreender na fase decisiva do campeonato.

Marcos Gomes comemora a pole position na stock car (Foto: Duda Bairros / Stock Car)
7º - MARCOS GOMES, 27 anos, 209 pontos
Equipe FullTime, carro 80

Campeão da divisão de acesso da Stock Car em 2006, Marquinhos chegou à categoria principal no ano seguinte, vencendo uma corrida logo em sua primeira temporada. Em 2008, venceu outras vezes e brigou pelo campeonato até a última prova, terminando como vice-campeão. Na temporada 2011, a segunda dele na equipe FullTime, já marcou duas pole positions e detém a melhor média em posições de largada de todo o grid, mas subiu ao pódio apenas uma vez. Se traduzir seu desempenho nos treinos classificatórios em resultados nas corridas, será um forte candidato ao título, ainda inédito para ele.

Stock Car: Luciano Burti comemora com o troféu (Foto: Duda Bairros / Stock Car)
8º - LUCIANO BURTI, 36 anos, 208 pontos
Equipe Boettger, carro 14

Único ex-piloto de Fórmula 1 entre os dez classificados, Burti havia disputado a SuperFinal apenas uma vez, em 2009. Nesta temporada, conquistou a vaga com direito a uma pole, em Ribeirão Preto, e a uma vitória, na corrida de Campo Grande. No entanto, a inconstância nos resultados quase deixou o piloto da Boettger de fora da disputa pelo título. Tanto que ele chegou à etapa decisiva, em Salvador, fora da zona de classificação. Mas os pontos obtidos com um quarto lugar nas ruas da capital baiana credenciaram o competidor de 36 anos a buscar seu primeiro título na Stock Car.

Stock Car Daniel Serra Serrinha (Foto: Bruno Terena)
9º - DANIEL SERRA, 27 anos, 207 pontos
Equipe RBR Mattheis, carro 29

Filho de Chico Serra, tricampeão da categoria entre 1999 e 2001, Daniel cumpre sua terceira temporada pela RBR Mattheis, e classificou-se pela terceira vez consecutiva para a SuperFinal. Com uma vitória e duas poles na Stock Car, é um piloto indiscutivelmente rápido, mas precisa superar o companheiro Cacá Bueno na briga por importantes pontos na fase decisiva para mostrar ao time que também tem condições de ser campeão. Em 2011, foi o segundo colocado na Corrida do Milhão, após liderar boa parte da prova.

Allam Khodair na etapa da Stock Car (Foto: Fernanda Freixosa / Stock Car)
10º - ALLAM KHODAIR , 30 anos, 206 pontos
Equipe Vogel, carro 18

Esta é a quarta vez seguida que o “japonês voador” se classifica para a SuperFinal, mas é a primeira pelo seu novo time, a Vogel. Após um ano de altos e baixos, que inclui uma pole na etapa de Campo Grande, Khodair conquistou a vaga ao fazer uma ultrapassagem sobre Daniel Serra nas últimas curvas da etapa de Salvador. Ainda sem vitórias neste ano, ele quer “desencantar” nas quatro etapas finais, para repetir o desempenho de suas últimas temporadas pela FullTime, quando disputou diretamente os títulos de 2009 e 2010. Para isso, Allam conta com seu bom aproveitamento com o novo chassi, com o qual ele conquistou quatro primeiros lugares na Stock.

A primeira etapa da edição 2011 da SuperFinal será no dia 18 de setembro, na pista gaúcha de Santa Cruz do Sul.

Posts Relacionados