Pirelli reclama de regras de pneus e pede mudança: 'Não faz sentido'

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

fórmula 1 pneus pirelli (Foto: Divulgação) A Pirelli irá enviar à FIA um pedido de alteração das regras dos pneus para a temporada de 2012, com objetivo de reduzir o desperdício e os custos de produção. Segundo a revista inglesa "Autosport", a fornecedora oficial de pneus da Fórmula 1 chegou a entrar fazer a solicitação às equipes, mas não conseguiu a unanimidade necessária para efetivar a mudança.

Uma das principais reclamações da Pirelli sobre as regras atuais é que, na temporada, nenhuma equipe utilizou todos os compostos de pneus mais duros - tendo a empresa que destruir os restantes após as provas.
- Se eles não querem mudar o regulamento desportivo, podemos mostrá-los as estatísticas que é 100% certo que eles não usarão e então mudar o regulamento para todos pouparem dinheiro. É um custo que não dá benefício às equipes, ao esporte e nem à Pirelli. É sem sentido - reclamou Paul Hembery,  diretor de esportes a motor da empresa, fazendo referência ao fato de algumas equipes recusarem a alteração.

Atualmente, cada piloto tem direito a cinco jogos de pneus mais macios e seis de pneus mais duros por GP. Enquanto ao final da prova um dos compostos de pneus duro sobra e precisa ser destruído, as equipes costumam poupar os pneus macios na superpole dos treinos classificatórios.

- Nós fabricamos os pneus (duros), os trazemos para as corridas e depois os destruímos. Estamos apenas dizendo que parece bizarro estar nessa situação de ter novos conjuntos de pneus no final da corrida, enquanto durante o fim de semana as equipes relutam em correr para poupar os compostos - analisou.
Para a fornecedora, uma solução simples seria a inversão do número de jogos de pneus disponibilizados para o fim de semana.

- Sugerimos às equipes uma leve alteração no regulamento. O jeito mais simples que pensamos de evitar com que as equipes precisem poupar pneus no Q3 seria inverter o número de jogos. Eles teriam seis compostos macios e cinco duros. Isso eliminaria o problema, mas não conseguimos a unanimidade. Se as equipes querem manter o regulamento, precisaremos então ir a FIA e dizer a eles que isso não faz sentido - afirmou.

fonte: globo.com

Posts Relacionados