GPDA apoia mudança de regras de pneus sugerida por fabricante

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

fórmula 1 pneus pirelli (Foto: Divulgação) A Associação de Pilotos da Fórmula 1 (GPDA), presidida por Rubens Barrichello, enviou um comunicado de apoio à Pirelli na intenção de reduzir o número de jogos de pneus duros por fim de semana na próxima temporada. No início da semana a Pirelli fez a sugestão às equipes para a alteração já esse ano, mas não conseguiu a unanimidade necessária e decidiu então encaminhar o pedido à FIA.

Uma das principais reclamações da fabricante sobre as regras atuais é que, na temporada, nenhuma equipe utilizou todos os compostos de pneus mais duros - tendo a empresa que destruir os restantes após as provas. Atualmente, cada piloto tem direito a cinco jogos de pneus mais macios e seis de pneus mais duros por GP. Enquanto ao final da prova um dos compostos de pneus duro sobra e precisa ser destruído, as equipes costumam poupar os pneus macios na superpole dos treinos classificatórios.

O diretor esportivo da Pirelli, Paul Hembery, espera que os pilotos possam pressionar as equipes para mudar a situação. Hembery gostou da sugestão dos pilotos em buscar maneiras para utilizar os compostos nos treinos livres e classificatórios e torce para que uma solução que agrade a todos seja encontrada.

- Os pilotos disseram que concordam com o que foi sugerido. Eu pedi para eles tentarem conversar com suas equipes para ver se eles podem nos ajudar. Não estamos tentando favorecer ou dar vantagens a ninguém. Estamos apenas tentando mostrar que temos uma anomalia no sistema e que seria melhor para todos os envolvidos encontrarmos uma maneira de usar tudo melhor. É um pouco absurdo ficarmos mais uma temporada carregando ao redor do mundo pneus que sabemos que não iremos usar - disse.

fonte: globo.com

Posts Relacionados