F-Truck: Piquet vence em Buenos Aires e Giaffone leva título Sul-Americano

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

A vitória da etapa de Buenos Aires, na Argentina, ficou com Geraldo Piquet, da ABF Mercedes-Benz, mas o grande campeão deste domingo (4) foi Felipe Giaffone, da RM Volkswagen, que garantiu o título do Campeonato Sul-Americano de Fórmula Truck. Piquet venceu pela segunda vez na temporada, o que lhe garantiu a terceira colocação no final do Sul-Americano. O pódio foi completado por Adalberto Jardim, AJ5 Motorsport, Danilo Dirani, que finalizou o campeonato Sul na segunda-colocação, André Marques, da TNT Energy Drink, e Renato Martins, da RM Volkswagen.

A corrida

Logo na largada, um choque forte envolvendo Paulo Salustiano com o pole-position Valmir Benavides, quase sobrou também para Giaffone. Salustiano bateu na traseira de Benavides, que tocou em Giaffone e desalinhou o seu caminhão. Piquet fez uma excelente largada, pulando de 4o para a ponteira da corrida, enquanto Giaffone caiu para a nona colocação. Benavides teve seu desempenho comprometido após o choque com o piloto da Iveco, tendo um pneu furado. Vindo da 20a posição, Danilo Dirani fazia uma grande prova de recuperação, passando em 12o na primeira volta. No entanto, o paulista rodou, caiu para 20o novamente e iniciou novamente a sequência de ultrapassagens. Dirani chegou a ficar perto do título quando Giaffone foi para os boxes durante a neutralização e ficou parado por vazamento de óleo. A equipe optou por fixar o defeito e perder uma volta do líder, mas o devolveu na 15a colocação, enquanto Dirani assumia a 3a colocação com o abandono de Beto Monteiro.

A parte final da prova foi um drama, com Dirani crescendo na prova e Giaffone lutando para se manter entre os 15 para assegurar o título. E assim, nas voltas finais, Piquet venceu, seguido por Adalberto Jardin, que largou em 9o, Dirani, André Marque, em uma excelente prova, e Renato Martins. Nas contas, Giaffone fechou com 62 pontos contra 55 de Dirani, garantindo o título Sul-Americano para a equipe Volkswagen. Piquet concluiu de melhor forma, atingindo a terceira posição no campeonato com 42 pontos.

Palavra de Campeão, Felipe Giaffone:

"Para mim, as coisas nunca foram fáceis e hoje não foi diferente, ou eu ganho por pouco ou perco na última hora, como no ano passado, que deixei o título escapar na última corrida. Eu iniciei a corrida pensando que não poderia nem quebrar e nem bater, mas quebrei e bati (risos). Mas, apesar dos problemas, consegui me manter na pista e levar mais este título para casa. Agora é ir para o Brasil para correr atrás do campeonato Brasileiro.

Danilo Dirani:

"Consegui fazer uma largada muito boa e na primeira volta passei entre os 15 primeiros. Depois cometi um erro e rodei, caí para último novamente e tive que recuperar outra vez. Essa corrida mostrou o potencial dos caminhões Ford na categoria. Meu caminhão esteve entre os mais rápidos durante todo o final de semana, e deixou a certeza que, se eu largasse entre os primeiros como a gente previa no sábado, teria grandes chances de brigar pela vitória. No final da prova, estava próximo dos dois primeiros, mas não tinha condições de atacar porque tinha desgastado muito os pneus por ter sido agressivo no começo da corrida. Naquele momento, preferi manter a terceira posição e garantir o vice-campeonato a arriscar uma quebra ou uma saída de pista".

Geraldo Piquet:

"Se eu pudesse trocar a vitória daqui por uma no Campeonato brasileiro eu trocaria, mas é muito bom vencer em Buenos Aires, ‘me encanta correr aquí’, pois em três corridas aqui um 3º lugar (2009) e dua vitórias (2010 e 2011), realmente não posso reclamar, meu histórico aqui é muito bom. Nessa corrida tive uma largada muito boa, eu vi que tinha acontecido alguma coisa mas percebi um espaço e aproveitei. Depois o Adalberto Jardim se aproximou, mas eu sabia que tinha a bandeira programada e então não me preocupei tanto. Na relargada, eu acabei me confundido no calor da corrida, o Jardim me passou, e Graças a Deus eu consegui recuperar a posição. Agora, vamos torcer e aguardar as próximas três etapas que valem pelo Brasileiro e torcer".

Corrida - Fórmula Truck

1º) 3 - Geraldo Piquet (M, DF), 22 voltas em 50:39.639
2º) 23 - Adalberto Jardim (W , SP), a 0.631
3º) 70 - Danilo Dirani (F , SP), a 5.150
4º) 77 - André Marques (V , SP), a 11.731
5º) 9 - Renato Martins (W , SP), a 13.822
6º) 12 - Maria Reis (S , GO), a 14.789
7º) 50 - Fred Marinelli (I , PR), a 20.498
8º) 32 - Luiz Pucci (V , RA), a 21.114
9º) 1 - Roberval Andrade (S , SP), a 21.820
10º) 4 - Felipe Giaffone (W , SP), a 1 volta
11º) 88 - Beto Monteiro (I , PE), a 4 voltas
12º) 7 - Debora Rodrigues (W , SP), a 4 voltas
13º) 99 - Luiz Lopes (S , SP), a 5 voltas
14º) 2 - Valmir Benavides (W , SP), a 6 voltas
15º) 11 - Diumar Bueno (V , PR), a 8 voltas
16º) 71 - Cristina Rosito (F , RS), a 8 voltas
17º) 100 - Vignaldo Fizio (M , SP), a 12 voltas
18º) 73 - Leandro Totti (M , PR), a 14 voltas
19º) 55 - Paulo Salustiano (I , SP), a 16 voltas
20º) 83 - Regis Boessio (M , SP), a 17 voltas
21º) 45 - Leandro Reis (S , GO), a 18 voltas

Posts Relacionados