Engenheiro da Force India: 'Asa móvel será menos eficiente em Monza'

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Modelo de asa utilizado pela Force India em Monza em 2010 (Foto: Getty Images)O diretor de engenharia da Force India, Dominic Harlow, acredita que o efeito da asa traseira móvel em Monza será reduzido, devido à natureza de alta velocidade do circuito. Por causa das características da pista, a maioria dos carros usará um desenho diferente de asa traseira, com uma abertura maior que o normal. Com isso, o carro compensa a perda de estabilidades nas curvas com o aumento da velocidade nas retas.

- Sim, o efeito será um pouco menor, porque a pressão aerodinâmica gerada pela asa é menor. Você tem 80% do máximo de pressão aerodinâmica no carro, mas a redução vem normalmente das asas. Monza sempre requer um novo modelo de asa traseira - explicou.

Mesmo afirmando que as asas móveis serão menos eficientes, Harlow alogiou a decisão da FIA em permitir a utilização do DRS (Drag System Reduction, em inglês) em dois setores distintos do circuito. Uma das zonas será entre a curva Lesmo e a Parabólica e a outra na reta principal.

- É interessante, já que a FIA nunca tinha feito isso antes. Se você estiver seguindo alguém, pode manter uma distância mínima na Parabólica e depois ser capaz de realizar a ultrapassagem na reta dos pits - analisou.

fonte: globo.com
Foto: Getty Images

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