Vettel pode assegurar bi antecipado com mais três vitórias na temporada

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Sete vitórias, 11 pódios e uma vantagem de 92 pontos após 12 GPs disputados em 2011. Este é o desempenho dominador de Sebastian Vettel na atual temporada. A sete corridas do fim, o alemão da RBR precisa apenas de mais três triunfos para assegurar o bi sem depender dos resultados dos adversários. É bastante provável que isto aconteça no GP do Japão, em Suzuka, no dia 9 de outubro. Mas uma difícil combinação pode lhe trazer o título já em Cingapura, em 25 de setembro.

Formula 1 - GP da Bélgica - Vettel comemora (Foto: AFP) Com oito corridas para o fim do campeonato, 175 pontos ainda estão em disputa. Com 259 pontos, Vettel tem 92 de vantagem sobre Mark Webber, seu companheiro de RBR, o segundo; 102 para Fernando Alonso, da Ferrari, o terceiro; 110 para Jenson Button, da McLaren; e 113 para Lewis Hamilton, companheiro do inglês. Na Itália, próxima etapa do Mundial, a vantagem só pode, no máximo, aumentar para 117, com 150 ainda em jogo. A primeira chance que o alemão terá para fechar o campeonato por antecipação será na corrida noturna na cidade-estado asiática.

Após Cingapura, restarão 125 em disputa. Vettel precisa ter o mesmo número de pontos de vantagem ao fim da corrida. Ou seja, ele precisaria ampliá-la em 33 nos dois próximos GPs. A tarefa, portanto, não é das mais fáceis: mesmo com duas vitórias, ele precisaria que Webber e Alonso chegassem muito atrás, abaixo da quinta posição. Com a dupla da McLaren, a situação é mais fácil: com um segundo e um terceiro, Button está fora. Hamilton cai com dois segundos.

vettel fórmula 1 capacete (Foto: Getty Images) Para fechar no Japão, a situação é mais tranquila. Vettel precisa vencer as três próximas corridas para não poder ser alcançado por mais nenhum adversário para fechar o Mundial com quatro provas de antecedência. Seria o campeão mais precoce desde o alemão Michael Schumacher em 2004, ano do hepta, que também levou o título quatro GPs antes do fim da temporada.

Título pode vir apenas com quartos lugares
Só que a tarefa de Sebastian Vettel pode ser ainda mais fácil. Se não quiser forçar, o alemão pode garantir a conquista chegando apenas na quarta posição das corridas até o fim do ano, mesmo que o colega Webber vença todas. Neste caso, o australiano descontaria apenas 91 dos 92 pintos que o atual campeão da Fórmula 1 tem de vantagem no campeonato.

Aliás, a vantagem de Vettel é tão grande, que o alemão poderia se dar ao luxo de ficar três corridas em casa. Se Webber vencesse as três e fizesse um total de 75 pontos, ficaria ainda 17 atrás.

fonte: globo.com
Foto: Getty Images
Foto: AFP 

Posts Relacionados