INDY: Novo chassi para temporada 2012 é testado em Mid-Ohio

terça-feira, 9 de agosto de 2011

A organização da Fórmula Indy testou na última segunda-feira o novo chassi que será usado nos carros do ano que vem da categoria, em Mid-Ohio. O modelo da Dallara visa proporcionar uma adaptação melhor tanto aos circuitos ovais quanto aos de rua.

O piloto responsável pela prática foi Dan Wheldon, atual campeão das 500 Milhas de Indianápolis. O novo carro, que substituirá o projeto criado em 2003 usado até hoje, ainda deverá ser testado mais onze vezes, passando por três pistas ovais e três nas ruas.

Com o motor V6 Honda, fornecedora de motores ao lado de Chevrolet e Lotus, os diretores comemoraram o novo conceito. "É um grande dia. Ver o trabalho de tantas pessoas, mesmo que por pouco tempo, na pista. É o início de uma nova era na Indy", explicou o gerente de projetos Tony Cotman.

O chassi antigo foi fabricado apenas para circuitos ovais, sendo utilizado em outro tipo apenas em 2005, nas ruas de São Petersburgo, na Rússia. A mudança será bastante perceptível para quem acompanhar a categoria. "É um carro mais leve, com mais potência e muito menos arrasto do que o atual. Certamente ele será mais rápido e é isso que os fãs querem ver. Passamos um bom tempo incorporando todos os elementos necessários: segurança, estabilidade, menores preços e algo que pareça único", acrescentou.

O próximo teste será o circuito oval do Texas. Até o fim de setembro, o novo modelo de chassi da Fórmula Indy deve continuar indo às pistas para mais treinamentos. Os fornecedores de motor, então, recebem os chassis em outubro, para, em dezembro, ele ser repassado para as equipes.

fonte: terra.com.br
Foto: Getty Images

Posts Relacionados