INDY: Hunter-Reay escapa de acidentes e vence

domingo, 14 de agosto de 2011

O norte-americano Ryan Hunter-Reay aproveitou a série de acidentes por causa da chuva no GP de Hampshire e faturou a 11ª etapa da Fórmula Indy neste domingo. Ele teve mais sorte do que os brasileiros Tony Kanaan e Helio Castroneves, além do líder do campeonato, Dario Franchitti. Todos bateram e terminaram a corrida nas últimas colocações.

O espanhol Oriol Servia ficou em segundo lugar e o neozelandês Scott Dixon fechou o pódio. O melhor brasileiro foi Vitor Meira, que ficou em oitavo. Bia Figueiredo bateu na última relargada, junto com o vice-líder Will Power, e ficou na 16ª colocação. Castroeneves foi o 17º e Kanaan o 22º.

A corrida

A corrida foi muito tumultuada pela instabilidade do tempo e acidentes e isso possibilitou que Hunter-Reay conquistasse sua primeira vitória na temporada da IndyCar, e a terceira na carreira. Houve períodos de chuva que causaram duas longas bandeiras amarelas e o encerramento da prova após um acidente com vários carros.

A última das muitas batidas do domingo aconteceu quando, inexplicavelmente, a direção de prova autorizou a relargada quando a pista ainda estava úmida - vale lembrar que não se corre sob chuva em ovais. Vários carros bateram, inclusive o do vice-líder do campeonato Will Power, que, irritado, fez gestos obscenos para a direção de prova.

Em seguida, houve ainda mais confusão, pois a prova ainda seguiu sob bandeira amarela por mais cinco voltas antes de ser encerrada e, depois, a direção de prova decidiu que o resultado final seria o de antes do acidente múltiplo, a dez voltas do número previsto de 225.

Com essa decisão, Power, que era o quinto colocado na hora da colisão, conseguiu reduzir a 46 pontos sua desvantagem para o lider Dario Franchitti, que dominou a maior parte da corrida, mas foi acertado pelo japonês Takuma Sato após uma relargada.

Hunter Reay, que liderava no momento em que a bandeira vermelha foi agitada, foi seguido por Oriol Servia, Scott Dixon e James Hinchcliffe. O único brasileiro entre os dez primeiros foi Vitor Meira, em décimo. Bia Figueiredo completou a prova em 14º, três posições à frente de Helio Castroneves, que rodou no início e perdeu muitas voltas.

Uma das vítimas da corrida maluca foi Tony Kanaan. Melhor brasileiro na temporada, Tony vinha numa corrida difícil e era o décimo quando capotou seu carro após uma colisão provocada pelo sempre trapalhão Tomas Scheckter. Apesar do susto e da batida assustadora, o baiano da equipe KV escapou ileso do acidente.

No primeiro período de chuva leve, houve uma longa bandeira amarela por mais de 30 voltas, antes da metade da prova. Depois, já quase no fim, outra vez choveu a ponto de a bandeira amarela ser agitada e, após o acidente múltiplo, a vermelha. E curiosamente a largada havia sido antecipada em meia hora justamente por causa da previsão de chuva no fim da tarde em Loudon.

A próxima etapa será disputada no circuito misto de Sonoma, na Califórnia, no dia 28 de agosto.

RESULTADO FINAL DA ETAPA DE NEW HAMPSHIRE

1º - Ryan Hunter-Reay (EUA) Andretti
2º - Oriol Servia (ESP) Newman Haas - a 0s2361
3º - Scott Dixon (NZL) Ganassi - a 1s4839
4º - James Hinchcliffe (EUA) Newman Haas - a 2s1750
5º - Will Power (AUS) Penske - a 2s8250
6º - Danica Patrick (EUA) Andretti - 3s6173
7º - Takuma Sato (JAP) Penske - a 4s1174
8º - Ryan Briscoe (AUS) Penske - a uma volta
9º - Charlie Kimball (EUA) Ganassi - a duas voltas
10º - Vitor Meira (BRA) Foyt - a três voltas
11º - Ed Carpenter (EUA) Sarah Fisher - a três voltas
12º - EJ Viso (VEN) KV Racing - a três voltas
13º - Alex Lloyd (GBR) Dale Coyne - a quatro voltas
14º - Bia Figueiredo (BRA) Dreyer & Reinbold - a cinco voltas
15º - Sebastian Saavedra (COL) Conquest - a cinco voltas
16º - Simona de Silvestro (SUI) HVM - a seis voltas
17º - Helio Castroneves (BRA) Penske - a 13 voltas

ABANDONOS
18º - James Jakes (GBR) Dale Coyne - 188 voltas/mecânico
19º - Alex Tagliani (CAN) Sam Schmidt - 149 voltas/mecânico
20º - Dario Franchitti (GBR) Ganassi - 136 voltas/acidente
21º - JR Hildebrand (EUA) Panther - 130 voltas/acidente
22º - Tony Kanaan (BRA) KV Racing - 121 voltas/acidente
23º - Tomas Scheckter (AFS) - 121 voltas/acidente
24º - Marco Andretti (EUA) Andretti - 109 voltas/acidente
25º - Mike Conway (GBR) Andretti - 0 volta/acidente
26º - Graham Rahal (EUA) Ganassi - 0 volta/acidente
27º - Pippa Mann (GBR) Conquest - 0 volta/não largou

fonte: band.com

Posts Relacionados